Tuesday, January 29, 2008

Longevidade (alterado)

A respeito da evolução da longevidade nos EUA (de 1972, a esperança de vida aos 60 anos passou de 77,7 para 78,9 entre a metade mais pobre, e de 79,6 para 85,4 entre a metade mais rica), Paulo Pinto Mascarenhas escreve: "apesar das desigualdades, o que eu vejo no quadro é que a longevidade aumentou entre os mais pobres e entre os mais ricos, ainda que em maior grau no último caso. (...) Duvido porém que um mesmo gráfico referente a qualquer país da Europa onde impere o Estado Social apresente o mesmo aumento. Mas admito poder estar enganado"

Efectivamente, o mesmo gráfico não faço ideia onde o arranjar. No entanto, em Portugal, a esperança de vida à nascença passou de 65 anos nos homens e 72 nas mulheres, em 1972, para 74 e 79 em 2001.

É verdade que não são valores directamente comparáveis (num caso, trata-se da esperança de vida aos 60 anos e no outro da esperança à nascença), mas o certo é que, nos EUA o aumento foi de 4,2 anos, enquanto em Portugal (conta como "país da Europa onde impere o Estado Social"?) foi de 8 anos* (claro, admito que é possível que o aumento em Portugal se tenha devido a uma diminuição da mortalidade antes dos 60 anos).

*Adenda: vendo melhor, o gráfico para os EUA refere-se apenas aos homens, logo eu devia ter escrito "mas o certo é que nos EUA o aumento foi de 4,2 anos, enquanto em Portugal (...) foi de 9 anos"

No comments: