Wednesday, March 26, 2008

Mas, afinal, o que é que aconteceu no 9º C do Carolina Michaelis?

Apesar de ter escrito algo (sem grande seriedade) sobre o assunto, eu não cheguei a ver os videos (guiei-me apenas pelos comentários que li). E, de qualquer forma, parece-me que eles já foram todos apagados.

É que ontem, vi finalmente no telejornal a cena (ou parte dela) e o que me pareceu ter visto foi a professora e a aluna ambas agarradas ao telemóvel e o resto da turma a levantar-se, com alguns alunos a tentar separá-las. É que, se foi só isto (se calhar não foi - a televisão pode ter passado só as cenas menos duras), então acho que já se está a fazer uma tempestade num copo de água (no meu tempos, quando isso acontecia entre alunos, o resultado era irmos "para a rua"; claro que, aqui, estamos a falar de uma espécie de luta com uma professora mas não me parece que isso - refiro-me apenas ao que eu vi - mereça mais que alguns dias de suspensão).

Se alguém souber de algum endereço que ainda esteja activo com o video, agradecia, nem que seja para eu poder ter uma opinião mais fundamentada.

10 comments:

Luís Bonifácio said...

Caro Miguel

Para que não fique "Andringo".

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1323672&idCanal=58

É importante também ouvir as "ordens do Realizador" e as risadas dos colegas que só tentam a separação após cerca de um minuto de cena, e mesmo assim com pouca convicção.

Anonymous said...

video:
http://videos.sapo.pt/SlZwTZrlLYlYoGHVVLHa

Anonymous said...

Estas coisas só acontecem a quem não sabe estar no seu lugar.
Portanto, reforma prá professora e suspensão prá menina!
Abraço

Anonymous said...

Neste caso não sei, mas quando frequentei o secundário (Esc. Sec. João de Deus, Faro), havia alunos que ficavam sem o telemóvel até final do ano lectivo.

Ora, não vejo qual a legitimidade disso.

Anonymous said...

Também não percebo porque razão a professora não foi chamar ajuda fora da sala de aula para que se expulsasse a aluna.

Miguel Madeira said...

Provavelmente pensou que conseguia controlar a situação sozinha. E ir pedir ajuda também seria uma forma de desautorização (não tanta como a que aconteceu, mas a professora não podia saber antecipadamente o que iria acontecer)

Anonymous said...

Pois é, mas quando viu que a aluna estava a faltar-lhe ao respeito devia ter-lhe devolvido o telemóvel e expulsado a aluna. Se esta não saísse, podia ter pedido ajuda. Quis agarrar-se aos cornos do touro e lixou-se.

Em turmas assim, é bem claro o absurdo do nosso sistema de ensino. Põem toda a gente no ensino e depois os profs que se amanhem.

Na Suiça, a partir do 7º ano, há uma divisão em 3 categorias dos alunos pelas notas. Aqueles com piores notas são poupados das matérias mais "literárias" e por exemplo a "disciplina" é menos severa. Sabe-se que 95% desses alunos irão para o ensino profissional, para quê ensinar-lhes coisas inúteis (como uma língua estrangeira) e manter uma autoridade de ferro?

Anonymous said...

O video está aqui: http://youtube.com/watch?v=14F1hJ53nng

Miguel Madeira said...

Vendo tudo, parece-me que, a dada altura, a professora tenta sair da sala (para pedir ajuda?) e é "detida" pela aluna.

Agora, se há aqui uma "agressão", talvez (não há nem socos nem pontapés, que é o que normalmente se associa a "agressão"; mas nalguns momentos ela parece-me puxar a professora com violência).

De qualquer forma, a rapariga parece um bocado para o histérico.

Anonymous said...

Não. Ela tenta sair da sala (não creio que para pedir ajuda, mas talvez para entregar o telemóvel à auxiliar) mas só é "detida" pela aluna porque não lhe devolveu o telemóvel.

Acha que a rapariga é histérica? Olhe então para o que realmente se passou (sem montagens) e forme a sua opinião:
http://youtube.com/watch?v=F6pO1cPt05Q