Thursday, May 29, 2008

Especulação

Acerca das teses que atribuem a alta do preço do petróleo e dos produtos alimentares à especulação no mercado dos futuros:

Imagine-se um supermercado com dois andares: no primeiro andar vende-se sacos de batatas; no segundo andar, vende-se talões dizendo "em Agosto de 2008, vale um saco de batatas", "em Marco de 2012 vale um saco de batatas", etc.

Agora expliquem-me como é que (se não houver acumulação de stocks) a especulação acerca de uma alta do preço da batata em 2009 vai afectar o preço a que as batatas se vendem no primeiro andar (no segundo andar, é óbvio que vai valorizar os talões "vale um saco de batatas em 2009").

6 comments:

Anonymous said...

Se o preço do segundo andar ficar muito caro ... as pessoas que precisam delas para 2009 se calhar vão acorrer ao primeiro andar, comprar para armazenar até 2009.

Assumindo que elas não se estragam. Está-me a falhar qualquer coisa?

CN said...

Se for possivel armazenar sim. E assumindo taxa de juro 0%.

Mas se é assim é porque a expectativa de produção em 2009 será pequena, por isso corresponde a armazenar hoje (poupando consumo hoje) para aumentar a disponibilidade para mais tarde.

Se não for possível armazenar já não existe essa relação entre presente e futuro.

O preço mais alto em 2009 permite é os produtores venderem já para 2009 e invistirem já aumentado a produção para 2009 (compram terra, etc).

Miguel Madeira said...

"Está-me a falhar qualquer coisa?"

A condição "se não houver acumulação de stocks" - a razãoo porque eu acho ("eu", como quem diz - estou é a copiar o que o Paul Krugman tem escrito) esta subidas não são especulativas é porque, tanto no petróleo como nos alimentos as estatísticas não indicam que haja um aumento dos stocks.

No entanto, o comentário do Tarique lembrou-me que pode estar a haver acumulação de stocks que não apareça nas estatísticas: se cada pessoa, ao ir ao supermercado, trazer alguns sacos de arroz para guardar na despensa (eu sei de gente que está a fazer isso), essa acumulação de stock aparecerá nas estatísticas como "consumo final", não como "variação de existências".

E, no caso do petróleo, também há uma maneira de acumular stock que não aparece nas estatísticas - simplesmente deixá-lo lá em baixo.

Tárique said...

no caso do petróleo, também há uma maneira de acumular stock que não aparece nas estatísticas - simplesmente deixá-lo lá em baixo.

"Especulação" por parte da OPEP? Não é isso que é suposto um cartel fazer? Isto se acreditarmos nesta notícia

Miguel Madeira said...

Há um "r" fora do sitio no link do Tarique, mas é este:

http://edition.cnn.com/2008/POLITICS/05/16/bush.saudi.arabia/index.html

Anonymous said...

ainda estou baralhado em relaçao a este assunto.

a opep diz que ha barris suficientes.

há uma teoria de que as refinarias nao se modernizaram a tempo, e que até o fizeram propositadamente, para os investidores ganharem mais dinheiro.

outros dizem que o petroleo esta a escassear.

afinal quem tem razão?

e em portugal? o preço que temos aqui por estas bandas reflecte o aumento do preço do petroleo ou há malta a aproveitar-se da situaçao?