Thursday, January 08, 2009

Noticias de Gaza

A Agência da ONU para a Ajuda aos Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou hoje a suspensão das suas actividades humanitárias na Faixa de Gaza, depois de um ataque israelita a uma coluna de veículos da agência, anunciou hoje um porta-voz da UNRWA.

(...)

"Uma coluna de automóveis que se dirigia para Erez foi atacada”, anunciou Gunness. “Dois morteiros foram disparados contra um camião e morreu uma pessoa”, acrescentou, sublinhando que o envio da coluna de veículos tinha sido combinado previamente com o Exército israelita.



O CICV acusa Israel de não estar a cumprir as suas obrigações humanitárias depois de alguns dos seus funcionários terem assistido a cenas “chocantes”. Um médico encontrou 12 cadáveres numa casa atingida pelos confrontos. Junto aos corpos, estavam quatro crianças, demasiado frágeis para conseguirem andar, que esperavam sentadas junto aos cadáveres das respectivas mães, indicou o CICV.

Os funcionários da Cruz Vermelha na região estiveram impossibilitados de aceder aos locais atingidos durante vários dias.“É um episódio chocante”, disse em comunicado Pierre Wettach, chefe do CICV para Israel e para os territórios palestinianos. “Os militares israelitas deviam estar a par da situação, mas não fizeram nada para ajudar os feridos. E também não tornaram possível a nossa ajuda, ou a ajuda do Crescente Vermelho”, indicou Wettach, citado pela BBC.

Alguns analistas já indicaram que estas críticas são particularmente pesadas por parte de uma agência considerada isenta e neutra.

O Exército israelita disse, porém, à Reuters que quaisquer alegações graves de negligência na assistência aos feridos seriam devidamente investigadas, uma vez apresentada uma queixa formal.

Paralelamente, a Amnistia Internacional acusou ambas as partes de usarem civis como escudos humanos.

No comments: