Monday, August 03, 2009

Noticias venezuelanas


O parlamento aprovou uma nova lei eleitoral reduzindo a proporcionalidade eleitoral, com os votos contra de várias formações de esquerda que normalmente apoiam Chavéz. A lei anterior era um sistema de tipo "alemão", com circulos uninominais e também listas proporcionais, sendo os lugares "de lista" distribuidos de forma ao total dos deputados ser proporcional à votação do partido. Pela nova lei, os deputados eleitos nos círculos uninominais deixam de ser descontados na distribuição dos lugares eleitos em listas plurinominais, de forma que a distribuição total deixa de ser proporcional, passando a ser largamente maioritária e enfraquecendo os pequenos partidos.

1 comment:

Anonymous said...

infelizmente o processo, apesar de alguns aspectos positivos, continua a caminhar para o pântano. depois da lei dos mandatos, esta é a maior aberração. depois de calar a direita, através da comunicação social, vai ser o calar da esquerda (que já aconteceu em relação aos sindicatos).
curioso como os media e bloggers (de direita) por cá, com todo o desconhecimento que têm do processo, estão mais próximos da verdade venezuelana do que alguns bloquistas que por aí andam, que insistem em apoiar acriticamente o processo.