Sunday, July 03, 2011

É aplicado

O Carlos Novais pergunta "Porque é que este argumento (o de que em deflação de preços, o consumo é adiado) não é aplicado ao investimento com juro?".

Mas é aplicado - normalmente os economistas que dizem que a deflação reduz a procura (volto a isto mais à frente) são os mesmos que dizem que os juros altos reduzem a procura; e o mecanismo que esses economistas dão para a deflação reduzir a procura é exactamente por a deflação fazer subir a taxa de juro real; ou seja, não só esse argumento é aplicado também aos juros, como o argumento "anti-deflação" é simplesmente uma sub-categoria do argumento "anti-juros altos".

Agora uma nota - o CN fala em "consumo adiado" enquanto eu falei em "reduz a procura"; isto é porque, para falar a verdade, nunca li ou ouvi ninguém (ou, pelo menos, nenhum economista) dizer que o problema da deflação é as pessoas adiarem o consumo - o problema que costuma ser referido é o do efeito sobre os juros reais, mas esse efeito é suposto (pelo menos, pelas teorias económicas dominantes) ter como resultado uma redução da procura através de uma redução do investimento (na minha opinião, num mundo em que a moda é comprar sapatos a prestações, é de esperar que a taxa de juro também afecte o consumo - no entanto, tendo a concordar que afecta mais o investimento).

1 comment:

João Vasco said...

Aumento dos juros ou outro tipo de medida que cause uma menor quantidade de moeda em circulação.

É a menor quantidade de moeda que tanto causa deflação como um refrear do consumo. Simplesmente, numa espiral deflacionária o menor investimento nem resulta numa diminuição dos juros que por sua vez o incentiva, pois os juros já estão num limite a partir do qual dificilmente descem.