tag:blogger.com,1999:blog-19602273.post3588783560496733397..comments2023-12-21T04:46:04.233+00:00Comments on Vento Sueste: A carta de condução de motaMiguel Madeirahttp://www.blogger.com/profile/07382939732567489809noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-19602273.post-55811223047182636992009-05-27T14:13:54.731+01:002009-05-27T14:13:54.731+01:00Descansa que não é nada simples, Shyznogud.
Para...Descansa que não é nada simples, Shyznogud. <br /><br />Para obter a informação que tive aqui e mais alguma simples (como por exemplo: "é possível pôr uma matrícula numa bicicleta?") passei uma manhã a telefonar para gabinetes de atendimento do IMTT, regionais e nacionais, a ouvir músiquinha de espera entre passagens de chamada e a ouvir "mas para que é que quer saber isso?" <br /><br />Ainda há uma questão mais engraçada, se não me engano com a carta C1 ou D1. Parece que se pode tirar a carta com 18 anos, mas que é um curso que leva 3 anos a tirar. Em alternativa, pode tirar-se com 21 anos a C ou a D que dá equivalência. Nem sei explicar bem, e duvido que alguém saiba.<br /><br />Por outro lado, até são cómicos os exames de código. Em vez de verificarem o conhecimento dos examinandos sobre o código da estrada, verificam a sua manha para reconhecer a diferença entre "tractor" (a parte motriz de um camião) e "máquina agrícola" (aquilo a que se chama correntemente "tractor"). O padre melícias uma vez escreveu um artigo melicioso sobre este estranhíssimo código da estrada e o seu exame.Táriquehttp://nadirdostempos.blogspot.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19602273.post-84838475864860303352009-05-27T12:25:28.675+01:002009-05-27T12:25:28.675+01:00ou isso, se houve coisas q esqueci no dia em q fiz...ou isso, se houve coisas q esqueci no dia em q fiz exame de código foi o nome dos veículos e a procaria das medidas da distância entre os eixos dos pesadosShyznogudhttps://www.blogger.com/profile/07986876912646908827noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19602273.post-20091931246251699732009-05-27T10:40:17.511+01:002009-05-27T10:40:17.511+01:00Não há "velocípedes até 50 cc".
Há cicl...Não há "velocípedes até 50 cc".<br /><br />Há ciclomotores.<br /><br />O único velocípede com motor admitido tem que ser motor eléctrico <250 W por tanto isso da "cilindrada" não se aplica.<br /><br />Esta medida poderá ser um bom incentivo a que alguma gente largue o automóvel e o substitua por um meio mais eficiente de mobilidade, a motorizada.Táriquehttp://nadirdostempos.blogspot.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19602273.post-21481353045954731252009-05-27T10:36:18.613+01:002009-05-27T10:36:18.613+01:00No teu tempo:
Um ciclomotor (<49 cc, <45 km...No teu tempo:<br /><br />Um ciclomotor (<49 cc, <45 km/h patamar) tinha matrícula da câmara, só podia andar em certas estradas, e era somente preciso uma licença dada na Câmara depois de se dar uma voltinha lá à frente com a motora. Podia tirar-se esta licença com 16 anos.<br /><br />Até há pouco tempo:<br /><br />Com 14 anos pode tirar-se uma linceça de condução de ciclomotor. Têm matrícula amarela mas é passada pelo IMTT regional. É preciso tirar o código.<br /><br />Com 16 anos pode tirar-se a carta A1 , que permite conduzir motorizadas <125cc , de matrícula branca.<br /><br />Com a carta B (de carro) podia em Portugal conduzir-se motorizadas <50 cc, matrícula branca, >45 km/h patamar, enquanto no resto da europa esta mesma carta permitia conduzir <125 cc<br /><br />Já fiquei confuso.Táriquehttp://nadirdostempos.blogspot.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19602273.post-55438834377643031862009-05-27T10:32:20.231+01:002009-05-27T10:32:20.231+01:00Miguel, estás a confundir a carta de moto com a li...Miguel, estás a confundir a carta de moto com a licença para os velocípedes até 50cc (não sei se era mm este o nome). Sou mais velha q tu e "no meu tempo" já havia carta de moto.Shyznogudhttps://www.blogger.com/profile/07986876912646908827noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-19602273.post-29082160402176553352009-05-27T10:29:42.638+01:002009-05-27T10:29:42.638+01:00Muita coisa mudou desde aí.
O que aconteceu foi t...Muita coisa mudou desde aí.<br /><br />O que aconteceu foi tão-somente a harmonização da legislação com o resto da Europa.<br /><br />Por iniciativa de um deputado comunista motard. <br /><br />Se houvesse um deputado ciclo-utilizador a minha vida seria decerto facilitada.Táriquehttp://nadirdostempos.blogspot.comnoreply@blogger.com