Friday, April 27, 2007

O único canal independente da Venezuela?

Na SIC Online escreve-se que "o Presidente da Venezuela decidiu não renovar a licença do único canal de televisão independente do país, a RCTV".

Ora, independetemente da opinião que se tenha sobre o crescente autoritarismo de Chavez ou, em particular, sobre a não-renovação da licença da RCTV, pelo que sei (muito pouco, admito) sobre a televisão venezuelana, não me parece que a RCTV seja o "único canal de televisão independente do país" - pelo menos, se definirmos "independente" como "privada", também há a Televen, a Venevisión, a Globovision ou o Canal Metropolitano Television, todas eles com um passado de oposição ao regime de Chavez.

2 comments:

Esquerda Comunista said...

sobre o referido canal, a decisão de Chavez de não renovar a licensa de transmissão prende-se com o papel eminentemente contra-revolucionário e activamente conspirativo do referido canal.

É bom lembrar que, quando a opoisção "democrática a chavez2 lançou um golpe de Estado contra o presidente eleito (Abril de 2002) a referida cadeia de televisão transmitiu desenhos animados e programas humorísticos, negando ao povo venezuelano o direito à informação sobre o que se estava a passar no país e sobre a mobilização popular que estava em curso e que, efectivamente, veio a derrotar os golpistas.

E, de resto, como bem lembras, a imprensa (burguesa) do páis é maioritariamente anti-chavez o que revela bem sobre o carácter pretensamente autoritário da revolução bolivariana e socialista em curso

Miguel Madeira said...

Só por curiosidade - és um amigo do Sadik que este em Portimão no Verão de 2004?