Wednesday, April 11, 2012

Sobre quem vai incidir a "taxa de segurança alimentar"?

Quem vai pagar a "taxa de segurança alimentar"? Sim, formalmente, vão ser as empresas, mas será que não vão fazer repurcutir o preço sobre os consumidores (ou então baixar os preços que pagam aos produtores)?

Diga-se que há uma coisa que me faz supor que talvez sejam mesmo as empresas a pagar (tanto formal como realmente) a taxa - pelos vistos ela vai ser cobrada sobre a dimensão da área dos estabelecimentos (e, não, p.ex., sobre o volume das vendas). Ora, se for assim, a taxa acaba por ser um custo fixo das empresas, e, sendo um custo fixo, em principio não se irá repurcutir nos preços.

Possível contra-argumento: aumentando os custos fixos, isso levará algumas empresas a fecharem por se tornarem inviáveis - assim, ao reduzir a oferta e a concorrência, essa taxa poderá ir à mesma fazer subir os preços no consumidor (e/ou baixá-los no produtor).

1 comment:

CN said...

O impostos acaba a ter efeitos sobre todos, accionistas e consumidores sendo transferida para os gestores públicos da defesa da segurança alimentar.

Já agora, é absurdo dizer que esta taxa vai fazer com que contribuam para a segurança alimentar... pensava que isso vinha da crescente qualidade com que os alimentos são produzidos, empacotados e expostos.

O imposto vai sim tirar capacidade monetária de investimento e consumo.