Tuesday, April 09, 2013

Os comentários de Krugman sobre Portugal

Acho que os jornais deveriam deixar de fazer titulo das coisas que o Krugman escreve no seu blog sobre Portugal e a Europa (como aqui ou aqui) - qualquer pessoa que leia o blog dele já deve ter percebido que muito do que ele lá escreve (e sobretudo os títulos dos posts) não é para se levar muito a sério.

3 comments:

Anonymous said...

Krugman justifica a sua opinião com números. A tua é sustentada com o quê? Parece-me bitaite.

Miguel Madeira said...

Os titulos parecem-me ter muitas vezes um exagero irónico.

Por exemplo, o "Just say Nao". Por muita coisa que ele tem escrito, não me parece que ele acredite que Portugal (ou qualquer país em situação similar) possa, unilateralmente, abandonar a austeridade (afinal, ele parece achar que os problemas da perifereia europeia são causados pelo euro, e ao mesmo tempo achar que - a menos que uma crise bancária já esteja em curso - é impossivel sair do euro). O que ele costuma defender nos seus posts e artigos mais detalhados é que os países "do centro" devem fazer uma politica expansionista, para ajudar a periferia s sair da crise (não que os países em crise devam, por sua iniciativa, fazer a tal politica expansionista).

Logo, só posso concluir que o post do "Just Say Nao" é mais uma tentativa de lançar um soundbite do que propriamente uma exposição séria.

Miguel Madeira said...

Krugman, hoje:

http://krugman.blogs.nytimes.com/2013/04/15/europe-in-brief/

"What could Europe be doing differently? From early on in the crisis, critics like me urged a three-part response. (...) Third, a softening of austerity demands on the periphery — not zero austerity, but less, so that the human costs would be less."

Afinal, aquele "Just say Nao" não era mesmo para ser levado à letra.