Friday, July 25, 2014

Coisas que quase toda a gente concorda

"As pessoas não vão ter mais filhos por causa de beneficios fiscais, abonos e afins"

"O custo de vida (no geral e especificamente em creches e material escolar), desemprego e reduções salariais fazem as pessoas terem menos filhos"

1 comment:

João Vasco said...

Não acho nada estranho que as pessoas concordem com ambas as afirmações.

Um benefício fiscal corresponde sempre a um valor relativamente reduzido, e é muito difícil que esteja exactamente na fronteira por forma a alterar a decisão de um casal de ter filhos.
Mas estar desempregado, por outro lado, além da perda de rendimento muito mais significativa, corresponde também a uma insegurança e falta de perspectivas que muito facilmente fazem alguém adiar a decisão de ter filhos, se não abdicar deles de todo.

No que diz respeito às creches estou menos certo que tenham um grande impacto, mas continua a ser razoável acreditar que tenham mais impacto que o mesmo valor financeiro em benefícios fiscais, porque as pessoas não são "homo economicus" e equacionam as coisas de forma diferente (está estudado que reagem de forma diferente a "ou ganhar X" ou "evito perder X"), mas quanto a isso não ponho as mãos no fogo nem defendo necessariamente esse ponto de vista. Sou "agnóstico". Simplesmente não me parece absurdo ou irracional acreditar que as pessoas poderão ter esse comportamento.

Mas na questão do desemprego vs benefícios fiscais, nem há comparação possível.

É possível ver a magnitude do efeito nos EUA:
http://www.pewresearch.org/fact-tank/2014/07/25/chart-of-the-week-the-great-baby-recession/

E em Portugal:
https://2.bp.blogspot.com/-khq-IdIHcxs/UrJVXzJ_puI/AAAAAAAAEus/s1zgCuj-5dk/s1600/migra%C3%A7%C3%B5es.jpg