Tuesday, March 10, 2015

Porque há vários?

"Porque é que em Portugal não há um Syriza ou um Podemos, muitos perguntam" (Joana Amaral Dias)

1 comment:

João Vasco said...

Não me parece nada que essa seja a razão. Aliás, em Espanha existem vários (por exemplo o Ciudadanos).

A comunicação social é parte da razão. Enquanto a única personalidade mediática do LIVRE era o Rui Tavares, os órgãos de comunicação social recusavam-se terminantemente a entrevistar qualquer outra pessoa do LIVRE, mesmo que tivessem precisamente o mesmo cargo que o Rui Tavares - a "direcção" (Grupo de Contacto) do LIVRE tem 15 pessoas.

E o Podemos, que andou nas bocas do mundo enquanto a JAD lá estava, foi remetido ao "silêncio mediático" assim que ela saiu.

E por aí fora.

Mas se isso é parte da razão, parece-me que uma razão mais importante é mesmo a atitude das pessoas.

A resposta social à austeridade foi complemente diferente lá e cá, mesmo que a atitude dos partidos "tradicionais" fosse a mesma.
Por questões de iniciativa pessoal, capacidade para trabalho em equipa, e N outros factores, a resposta não teve nada a ver num caso e noutro.

É tanto mais curioso quanto estamos mesmo ao lado e ambos sofremos com a inquisição e e uma ditadura fascista recente. Com tanta diversidade cultural em Espanha, porque é que nós somos tão diferentes nesse aspecto?
A genética é igual, a história é parecida, como é que raio é que a atitude é tão diferente?

Não sei a resposta a essa pergunta, mas estou convencido que a existência e força do Podemos é muito mais um sintoma desta diferença que outra coisa qualquer.