Friday, October 26, 2018

Deixem de chamar "hiperatividade" ao "deficit de atenção e hiperatividade"!

E chamar-lhe "hiperatividade com deficit de atenção" (em vez de "deficit de atenção com hiperatividade", que penso ser algo mais parecido com o nome formal), como é feito aqui, não melhora muito, acho eu (já que continua a dar a ideia que o ponto central é a hiperatividade, e que o deficit de atenção é um detalhe adicional).

Isso torna-se bastante relevante na discussão sobre a ritalina, que pelo que sei é essencialmente um medicamento para tratar o deficit de atenção, mais do que a hiperatividade (trata-se de um estimulante para aumentar a concentração).

Já agora, a teoria também muito popular que "as crianças hiperativas são é mal-educadas" faz pouco sentido se nos lembrarmos do "deficit de atenção" - poderá ser possível ensinar (nem que seja com uma combinação de castigos e/ou recompensas) uma criança a ficar quieta; mas será possível ensiná-las a concentrar o pensamento num assunto em vez de o cérebro estar a saltar de assunto para assunto? É que não me parece quer isso seja sequer uma coisa que o indivíduo consiga controlar (é algo parecido com a tal história "tenta não pensar em rinocerontes cor-de-rosa").

[Nota - como já escrevi algures, não me admirava nada que eu mesmo andasse perto do "deficit de atenção sem hiperatividade", mas talvez seja apenas hipocondria mental da minha parte]

No comments: