Sequência no Twitter do jornalista venezuelano Francisco Toro:
My advice, which nobody asked for and nobody will take, is to learn to think politically without using the word "socialism". (...)
A word that can be used to refer both to the Khmer Rouge's torture-and-extermination camps and France's 35-hour work week is a word that doesn't have any fixed center of meaning. (...)
So, a modest proposal: whenever you find yourself about to use the word "socialism," stop.
Really, stop.
Ask yourself what definition of socialism you have in mind.
Then, say *that* instead.
If you equate socialism with government ownership over the means of production, and think that's terrible, then be specific.
Instead of saying "socialism never works", say "government ownership of the means of production never works."
Is that so hard?
If you equate socialism with a much more generous social safety net funded by general tax revenue, that's great.
Instead of saying "we need to move towards socialism" say "we need to move toward a much more generous social safety net funded by general tax revenue."
Simple!
O meu maior problema com a exposição de Toro - a opção "control of the means of production by self-managed workers collectives" nem sequer é referida.
2 comments:
E putugal que do que? E o mesma merda e pior povo no mundo! E verdade e verdade amigos! Ler meu blog pa mais informaciao, obrigado amigos meus (L)(L)(L)
Abaixo o merda do putugal, o PIOR merda no mundo! Até os macacos não respeitam putugal. Putugal o nova provincia Espanhola proximamente :)
Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra “luso’ e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto! E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?
PS
Feel FREE to link (add) my website to your website/blog as a LINK. Thank you, Obrigado, Gracias, Merci beaucoup!!
My website is excellent news and many, many good links on right side of page!
Eu concordo TANTO com o conteúdo do texto.
Mas acrescentaria que é bastante pior do que não ter uma definição cometente aceite. "Esquerda" e "Direita" também não têm, mas acho que são termos muito úteis.
A diferença crucial é que todos têm noção da falta de consenso e precisão dos termos "esquerda" e "direita" e portanto não há propriamente uma conversa de surdos.
Já com socialismo, alguém usa o termo tendo em mente uma definição precisa e específica e assume que o seu interlocutor partilha a definição, quando afinal o seu interlocutor presume uma definição precisa e específica diferente. Eles nem têm noção de como a palavra está a prejudicar a comunicação - precisamente aquilo que as palavras não devem fazer.
Já agora, existe um termo que é ainda pior do que "socialismo", e esse termo é "capitalismo". Eu evito ao máximo estes dois termos.
Post a Comment