Tuesday, April 07, 2020

O plot twist

Há uns meses[1] alguém escrevia que se a situação mundial[2] fosse uma série do Netflix, seria como um penúltimo episódio em que toda a gente está a pensar "isto é demasiado complicado - não vão conseguir resolver isto tudo só em mais um episódio".


O que ninguém estava à espera era do plot twist[3].

[1] Por acaso até pensava que fosse um post mais recente, mas afinal era de agosto de 2019, ainda antes da vaga de protestos no Chile, no Equador, na Bolívia, no Iraque, no Líbano, etc. (creio que na altura só Hong Kong estava em ebulição)

[2] Em rigor, o autor falava da situação política mundial,  mas o plot twist, não tendo diretamente  ver com política, acabou por "resolver"/suspender/fazer ignorar grande parte das questões políticas que se estavam a viver

[3] Finalmente, eu diria que, se isto fosse o plot twist a encerrar uma série televisiva , era um bocado fraquinho no sentido de parecer uma solução muito "mas isto surge do nada, sem aparente ligação com os episódios anteriores??? Estes argumentistas inventaram um enredo tão complicado que foi a única maneira de o resolverem? Isto é pior que o Lost!", tipo gainax ending (mas penso que houve pelo menos uma telenovela brasileira que resolveu os problemas no enredo de uma maneira parecida, embora aí não para a finalizar mas a meio da história).

No comments: