Tuesday, August 28, 2012

Nacional-socialismo, esquerda e direita

No blog de Luciano Ayan, alguêm critica o post que escrevi aqui dizendo:

Estive pesquisando na net quais são as evidências que é apresentado ao público quando alguém afirma que o nazismo e o fascismo eram de direita.


A maioria dos textos que eu li por ai apenas dizem, a titulo de ataque gratuito, que o nazismo e o fascismo são de direita sem apresentarem provas para tanto.

Um ou outro texto apresentam evidências quando tocam no tema, mas são evidências indiretas. Explico.

Imagina que alguém para provar que Hitler era mulçumano apresenta uma foto dele com um grande lider islâmico. Com isso o sujeito então conclui que Hitler era mulçumano.

Um outro exemplo. Imagina que alguém para provar que o nazismo era direita cita uma frase de Hitler elogiando algum ícone da direita. Com isso o sujeito conclui que Hitler era de direita.

Nenhum dos textos que já li é citado, como você diz, a plataforma política do Partido Nazista. Todos partem de exemplos de alianças, frases, elogios, dentre tantas outras evidências indiretas, para tentar provar que o nazismo e o fascismo eram de direita.
Em primeiro lugar, se um dado movimento politico se alia quase sempre com movimentos considerados "de direita" e contra movimentos considerados "de esquerda", faz todo o sentido considerá-lo "de direita". Afinal, "direita" e "esquerda" não são designações arbitrárias - o eixo "esquerda-direita" pretende representar um alinhamento de "uns contra os outros" (em que quanto mais perto estão no eixo mais provável é que se aliem, e que quanto mais longe estão mais provável é que se combatem).

Os criticos da tese "o nazismo e o fascismo são de direita" costuma dizer que essas alianças são circunstanciais, mas é um bocado suspeito quando nazis e fascistas passam a vida em alianças circunstanciais com a direita, enquanto a aliança supostamente estrutural com a esquerda quase nunca se manifesta (a nivel da Europa, a unica aliança dessas seria o Pacto Germano-Soviético, mas não me parece que possamos equiparar alianças militares entre estados a alianças politicas).

Mas pronto, já que não queremos ir pelas alianças, mesmo assim há muito em comum entre o nazismo/fascismo e o conservadorismo europeu tradicional (De Maistre, La Tour du Pan, Maurras, etc.), a nível de modelo de sociedade defendido. Exemplos:

a) defesa de uma regime autoritário, mas sem entrar necessariamente em "micro-gestões"

b) defesa do papel das elites e das hierarquias

c) defesa de uma sociedade "orgânica", em que as classes baixas respeitam as classes altas e as classes altas tratam bem das classes baixas (por oposição tanto à luta de classes marxista como ao individualismo capitalista-liberal)

d) rejeição tanto do capitalismo liberal como do colectivismo estatista, em nome de um economia mista conciliando a propriedade privada, a intervenção do Estado e a autoridade das associações socio-profissionais
e) defesa dos particularismo nacionais, contra tanto o individualismo como contra os internacionalismo e o cosmopolitismo
f) tendência a achar que a riqueza física (terras, fábricas) é uma forma de riqueza moralmente superior à riqueza em dinheiro (agricultor e industrial, bom! comerciante e banqueiro, mau!)

g) valorizar o papel dos factor irracionais como cimento das sociedades, contra o culto da "Razão" vindo do Iluminismo

Nestas semlhanças há diferenças - em a), uns querem um rei mais ou menos absoluto, outros um líder carismático; em b) uns querem uma aristocracia hereditária, outras só falam numa elite sem perderem muito tempo a defini-la; em e), os fascistas defendem só o particularismo nacional (e eventualmente o profissional), enquanto so conservadores defendem um carrada de particularismos (nacional, regional, local, familiar, profissional, etc.); em d), os fascistas são mais estatistas e menos corporativistas que os conservadores, em g), os conservadores tendem a preferir factores irracionais tradicionais (religião, patriotismo, etc.), enquanto os fascistas têm mais propensão pelo mito e pela exaltação (e sem ligar muito à origem desses factores irracionais). Mas essas diferenças parecem suficientes para cada lado tender a achar o outro uma espécie de "second best" (p.ex., um defensor da monarquia absoluta provavelmente preferirá um ditador ao "jogo tumultuoso dos partidos").

Alguém pode argumentar que os fascistas também têm coisas em comum com os comunistas - mas normalmente são coisas que também têm em comum com os conservadores tradicionais (como o autoritarismo, p.ex.); noutras palavras, há algum assunto em que fascistas ou nazis estejam claramente mais perto dos comunistas do que dos conservadores tradicionais da Europa continental?

Já agora, nunca repararam que até há pouco tempo os únicos movimentos politicos europeus que ponha "direita" eram movimentos mais ao menos abertamente fascistas, como o "Movimento Social Italiano - Direita Nacional" ou a "Nova Direita" romena?

Uma nota final - o que me dá ideia é que muitas pessoas que vêm com esse tese de que o fascismo e/ou o nazismo são "de esquerda" na verdade estão a confundir "direita" com "liberalismo" (veja-se como Luciano Ayam diz que o "colectivismo" põe os nazis na esquerda; e Louis de Bonald - "não são os individuos que formam a sociedade mas a sociedade que forma os individuos" - também é de esquerda agora?); essa confusão é ainda mais absurda se nos lembrarmos que, antigamente, o liberalismo clássico era considerado mais ou menos na esquerda e até continua a haver partidos liberais que (por herança histórica) continuam a ter "esquerda" no nome (exemplo).

No comments: