Monday, September 10, 2012

Cortar na despesa?

Numa espécie de "oposição de direita" que está a surgir, é frequente a conversa "temos que reduzir a despesa, não aumentar os impostos". Deixando de lado a questão que a despesa pública está realmente a diminuir, não é muito claro onde é que se pretende fazer esses grandes cortes.

Sobretudo há quase 10 anos que há um pensamento liberal "pujante" a nivel dos blogs, com grandes discursos de "libertar a sociedade civil" e "reduzir o peso do Estado", mas, se vermos bem (e se deixarmos de lado a ala anarco-capitalista), muitas poucas propostas têm saído daí para reduzir a despesa pública (a única que costumo ler é a de aproximar o valor das propinas universitárias ao custo real) - parece-me que o que os liberais têm defendido muito tem sido o direito dos utentes dos serviços públicos irem ao privado (na educação, na saúde, etc.) e o estado pagar o equivalente ao que gastaria se eles fossem ao Estado. Isso até pode ter vantagens (e inconvenientes...) mas não me parece que reduzir a despesa fosse uma delas (a curto prazo, suspeito que até a aumentaria).

Adenda - talvez isto refute o que escrevo aqui

1 comment:

Diogo said...

Caro Miguel,

Eu sou sócio desta agremiação chamada Portugal. Pago uma quota (os meus impostos) em troca de vários serviços – estradas, saúde, segurança, ensino, etc.

Se a agremiação se nega a prestar estes serviços, eu deixo de pagar as quotas e voto para correr com os administradores.

C’est comme ça!