Wednesday, June 11, 2014

Os "nossos hábitos"

Este post de Chris Dillow sobre os "valores britânicos" fez-me lembrar algo que há algum tempo estava a pensar em escrever, sobre aquela questão "os imigrantes devem adoptar os nossos hábitos?" que aparecia em vários dos testes para selecionar o "nosso" partido nas eleições para o PE.

Se a questão fosse "os imigrantes devem cumprir as nossas leis?", aposto que quase toda a gente responderia "sim" (mesmo as propostas que têm aparecido no sentido de a sharia ou de a halakha poderem ser aplicadas entres as comunidades muçulmanas ou judias na Europa referem-se aos contratos de direito privado).

Se a questão fosse "os imigrantes devem abster-se de fazer coisas perfeitamente legais, mas que não sejam comuns no nosso país?", suspeito que uma maioria esmagadora (ainda que não tanto como na resposta anterior) responda ou "não vejo porquê" (o que nos tais testes deve corresponder a escolher uma resposta no meio) ou "não".

No entanto, penso que a pergunta "os imigrantes devem adoptar os nossos hábitos?" tenha respostas com muito mais equilíbrio entre "sins" e "nãos" do que as duas perguntas hipotéticas que apresentei; suspeito que o que se passa é que muitas pessoas que respondem "sim" respondem como se estivessem a responder à pergunta "os imigrantes devem cumprir as nossas leis?" e muitas que respondem "não" (pelo menos foi o meu caso) respondem como se estivessem a responder à pergunta "os imigrantes devem abster-se de fazer coisas perfeitamente legais, mas que não sejam comuns no nosso país?" (também me ocorre que provavelmente haverá pessoas que colocadas perante a questão "os imigrantes devem abster-se de fazer coisas perfeitamente legais, mas que não sejam comuns no nosso país?" sentiriam um impulso emocional para responder "sim" mas que racionalmente achassem uma resposta sem grande jeito, e que perante a questão mais vaga "os imigrantes devem adotar os nossos hábitos?" se sintam mais "soltos" para responder "sim").

1 comment:

João Vasco said...

Ocorre-me que parte da diferença pode estar não tanto na questão dos "hábitos", mas quiçá na questão dos "valores".

Por exemplo, na sociedade ocidental existe um discurso contra o sexismo e a favor da emancipação da mulher que é transmitido não apenas nas escolas, mas também no dia-a-dia.
Pelo que compreendo, diferentes políticas de "integração" podem ter impactos diferentes a este respeito: os franceses tendem a querer que os imigrantes assimilem também este tipo de valores (atingindo o extremo de proibir os véus e outros símbolos religiosos ostensivos nas escolas), enquanto que os ingleses optam pelo extremo oposto (sem grande controlo sobre as escolas confessionais privadas - onde estuda uma fatia muito grande da população imigrante - onde se chega ao extremo de permitir currículos que alegam que a teoria da evolução é uma mentira, sem contraditório).

Entre estas duas atitudes, qual a mais saudável? Será que o ideal está algures no meio? Posta desta forma, a questão já parece ter mais pertinência.