Friday, August 14, 2015

O projeto "ProSavana"

Camponeses do norte de Moçambique rejeitam ProSavana:

As populações que vivem ao longo da região onde deverá ser implementado o projeto agrícola ProSavana rejeitaram-no, alegando ser incompatível com a realidade das comunidades camponesas.

A versão zero do Plano Diretor para o Desenvolvimento Agrário do Corredor de Nacala, que esta semana foi apresentada e discutida num encontro entre o Governo e a Sociedade Cívil, trouxe informações divergentes.

As comunidades rurais e camponeses que estiveram presentes na apresentação do Plano diretor zero do ProSavana falaram da falta de clareza sobre os objetivos deste Projeto. Por exemplo, os camponeses do distrito de Malema e Monapo, que se localizam ao longo do Corredor de Nacala, referiram-se a alegada usurpação das suas terras.

Justina Wirriam disse que, o nome do ProSavana está a criar medo junto das comunidades na localidade de Mutuali, distrito de Malema e outros locais do Corredor de Nacala: "Em Mutuale estamos preocupados com o nome ProSavana. Ouvi dizer que as pessoas que foram falar no ProSavana são as mesmas que foram para Mutuale pela Agrimoz. E por causa da Agrimoz há famílias sem machambas e terras. E hoje também estou a ver as mesmas pessoas aqui."

[Isto é um artigo de maio, logo o "esta semana foi apresentada" deve ser interpretado em conformidade]

No comments: