Sunday, August 30, 2015

POUS falha primeira eleição?

O Expresso noticia que "Carmelinda [Pereira] pela primeira vez não vai a votos".

Na verdade já em 1991 não foram (se olharem para a coluna dos resultados de 1991, não encontram lá "POUS" - nem sequer "MUT", outro nome que o POUS usava ocasionalmente).

Porque é que eu sei (e me lembro d') isto? É que em 1991, com 18 anos, eu era um trotskista entusiasta e simpatizante do PSR; esta foi a primeira eleição (voltaria a acontecer em 1995) em que Francisco Louçã foi dado como eleito no principio do escrutínio, para horas depois a RTP, no fim da contagem dos votos, informar que afinal não o tinha sido. E lembro-me de nessa altura durante uns tempos ter achado que Louçã não tinha sido eleito por culpa da FER, que teria "roubado" votos aos PSR (que, com a estreita margem que ocorreu, teriam bastado para a eleição); ora, se o POUS tivesse concorrido, em principio eu não diria que a culpa tinha sido da FER, mas sim que teria sido da FER e do POUS, o que quer dizer que o POUS não tinha concorrido.

1 comment:

João Vasco said...

«Em meados de junho, Carmelinda Pereira e Aires Rodrigues encontraram-se com Rui Tavares, Ana Drago e Daniel Oliveira e “em coerência com a posição que sempre defendemos de uma frente unida de esquerda, respondemos positivamente à ideia de uma plataforma”, disse ao Expresso. A comissão nacional do POUS aceitou esta posição e concordou, em comunicado, que “o povo quer é acabar com esta maioria, é acabar com este Governo e com esta política”, pelo que, “foi aceite o princípio de os militantes do POUS participarem nas estruturas do “Livre/Tempo de Avançar”, trabalhando para a sua ligação aos trabalhadores e a todos os cidadãos”.»

:D