Tuesday, July 12, 2016

Bullying "homofóbico"?

Ontem, li numa rede social uma referência a um caso descrito como "bullying homofóbico":

Aluno morre em sala de aula durante sessão de bullying homofóbico:

De acordo com testemunhas, o jovemS ergei Casper, de 17 anos, era visto como um garoto diferente dos demais. Na maioria dos casos, essas pessoas são consideradas alvos prediletos dos praticantes de bullying. O jovem Gasper gostava de cantar, ouvir música, além de ser fã de artes. Era considerado um rapaz calmo, mesmo assim, durante muito tempo, ouviu muitas piadas a seu respeito por ser considerado gay pela maioria dos colegas.
Menino de 11 anos tenta suicídio após bullying homofóbico:
Michael Morones, 11, tentou se matar depois de sofrer bullying homofóbico na escola.
O garoto, que tentou se enforcar, foi encontrado pelos pais desmaiado em seu quarto.
Segundo os médicos, como o cérebro ficou muito tempo sem receber oxigênio, a criança pode ter graves sequelas. A mãe de Michael, Tiffany Morones, disse que o motivo do bullying era o fato de Michael ser fã do desenho “My Little Pony: Friendship is Magic” (Meu Pequeno Ponei: A amizade é mágica). Por conta disso, os colegas de Michael o chamavam de gay.
Tiffany disse que o garoto já se queixava há algum tempo e que estava cansado de ser humilhado todos os dias na escola.
Apesar de tudo, a mãe de Michael declarou que não vai atrás dos colegas que levaram o seu filho a tentar cometer suicídio.
Qual é o meu ponto? É que interrogo-me se "homofóbico" é mesmo o termo mais adequado - pelo que percebo, eles não eram perseguidos pelos colegas por causa da sua orientação sexual (que, pelas notícias, nem se sabe qual é), eram perseguidos simplesmente por terem passatempos considerados estereotipicamente "de menina". Poderá se argumentar que o bullying poderia não ser objetivamente homofóbico, mas seria-o subjetivamente, já que os colegas perseguiriam-nos por julgarem que eles eram homossexuais, mas nem isso me parece que seja assim tão linear (seria mesmo só por acharem que era um indício de homossexualidade que perseguiam colegas com interesses artísticos ou fãs do "Meu Pequeno Pónei"? Ou será que era parte de um padrão geral de desprezo por tudo o que não fosse "macho", mesmo independentemente da orientação sexual? Aliás, no segundo caso, nem sequer me parece claro que os colegas achassem realmente que ele fosse homossexual).

Diga-se que há uns tempos atrás vi uma notícia em que falava de bullying homofóbico no ensino primário; como era uma notícia "fechada", só li o título, mas fiquei na dúvida se seria realmente uma notícia sobre crianças do ensino primário que era vítimas de bullying por sentirem atração por pessoas do mesmo sexo, ou se muitos dos casos seriam (atendendo que estamos a falar de idades em que até nem será muito frequente manifestar-se atração seja por quem for) situações de rapazes que preferem jogar ao elástico com as raparigas em vez de andar à luta ou jogar à bola com os outros rapazes, e que por isso são chamados pelos outros de "maricas" e termos similares (sim, é bullying, mas será "homofóbico"?).

É verdade que há aqui um potencial problema - é que não há, que eu saiba, uma palavra para designar "preconceito contra homens com interesses não estereotipicamente masculinos" ("machobetafobia"?).

No comments: