Thursday, December 19, 2019

O declinio dos blogues

Já há algum tempo que penso nisto que o Paul Krugman escreve aqui - os blogues largamente quase morreram porque a) grande parte da conversa passou para as redes sociais (penso que mais o twitter do que o facebook); e b) os bloggers mais destacados passaram para os jornais e afins


O segundo efeito suspeito que será cíclico; já o primeiro talvez seja mesmo uma mudança estrutural.

1 comment:

João Vasco said...

A parte da conversa mudar para as redes sociais tem um lado mau e bom. Por um lado, as discussões no facebook são muito melhores que nas caixas de comentários dos blogues, cheios de anónimos e bots que não se importam de transformar qualquer discussão interessante numa lixeira sem sentido.

Por outro lado, que grande parte do debate público ocorra no twitter - precisamente a plataforma que está estruturalmente desenhada para promover a superficialidade, a "boca" espartalhona, o slogan em vez da reflexão - é um triste sintoma do baixo nível da maior parte da discussão política, e contribui para o reduzir ainda mais.

A mim parece-me mesmo que a coisa piora de ano para ano, conseguem-se observar sérias diferenças na superficialidade do debate político na escala de 5-10 anos. É mesmo perturbador.

(Note-se que estas preocupações não implicam nenhuma concordância com os esforços para "regular o debate" nas redes sociais e etc.. Na verdade, uma das coisas que me preocupa é que o apreço pela liberdade de expressão tem sido uma das vítimas desta maior superficialidade).