Sunday, May 08, 2011

direito de propriedade e a vontade geral

Pelas palavras de Roderick T. Long bem se pode ver que o direito de propriedade se torna crucial para se deduzir um sistema legal a partir de conceitos básicos e de alcance relativamente simples, onde o uso da violência está circunscrito a um mínimo e onde a individualidade se encontra protegida por inerência.


Eu tenho aqui e ali insistido que os direitos negativos e um sistema libertarian podem ser compatíveis com formas de organização colectivas como uma social-democracia assim exista um razoável direito de secessão (caso em que a participação num dado sistema colectivo se pode presumir como voluntário e unânime).

O que vejo difícil é que o caminho contrário possa ser estabelecido. Numa qualquer versão de vontade geral, um sistema legal pode ser o que essa vontade geral determinar, e é impossível de ser deduzido. E isso em si mesmo, à partida constitui uma fraqueza de consistência.

1 comment:

Anonymous said...

não pode uma propriedade tornar-se um estado? como é que um sistema anarco capitalista previne a construção de um estado?se é que previne?