Friday, January 27, 2012

A verdade sobre o processo de Galileu Galilei [RAI - Legendado]

6 comments:

João Vasco said...

Esse vídeo é extremamente enganador.
Entre vários aspectos que poderiam levar as pessoas ao engano, destaco 3:

1) No final do vídeo diz-se que Galileu não passou um único dia no cárcere em consequência do julgamento associado ao Diálogo. Isso é falso, ele chegou a passar alguns dias no cárcere, mais mais significativa foi a pena final: prisão domiciliária até ao fim da sua vida. Contaste-se isto com a mensagem passada no vídeo.

2) O vídeo dá a entender que aquilo que levou Galileu ao julgamento não foi a oposição entre a Fé e a Ciência, mas sim um problema pessoal entre ele e o Papa. A saber, o facto do segundo se ver retratado no personagem Simplório. Se bem que isso tenha tido algum peso no rumo que as coisa tomaram, o seu papel foi principalmente o de inibir que o Papa escudasse Galileu daqueles que o queriam atacar pelas suas ideias científicas.
E é fácil chegar a esta conclusão se for mencionado um facto omitido no vídeo que destrói completamente a tese do «problema pessoal»: o primeiro julgamento de Galileu. É que Galileu já tinha sido julgado por suas ideias científicas, e já tinha jurado não defender as teorias heliocêntricas, antes ainda de escrever o Diálogo.

3) A alegação de que Galileu estava errado ponto de vista científico passa completamente ao lado da razão pela qual a sua condenação é vista como um confronto entre a Fé e a Ciência. É claro que no fundamental Galileu estava certo, mas nunca foi essa a questão: a Ciência exige liberdade para criar e testar diferentes ideias. Não devem existir dogmas nem tabus, apenas ideias que os dados suportam ou desmentem.
Por muito enganado que Galileu estivesse, não deixar as suas ideias triunfarem ou fracassarem pelos seus méritos, mas antes usar a força e a coerção para combater aquilo que eram vistos como «erros» é uma atitude contraria ao mais importante do espírito académico/científico e isso aconteceu em nome da religião. Notável é também que só em finais do século XX é que a Igreja tenha reconhecido oficialmente o erro, pedindo desculpas pela sua actuação no caso Galileu.

No essencial a percepção de que o poder da Igreja «atrapalhou» a Ciência no caso Galileu (mas a verdade foi mais forte e veio ao de cima) é válida e descreve adequadamente as linhas gerais desse processo. Certamente melhor que este vídeo enganador.

Wyrm said...

Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão...

CN said...

"No essencial a percepção de que o poder da Igreja «atrapalhou» a Ciência no caso Galile"

O próprio mundo académico atrapalha a ciência quando o que está em causa são evoluções ou hipóteses que põe em causa determinado consenso.

Não sou entendido nos factos do caso Galileu, mas parece no caso ter atrapalhado um investigador "seu", que fazia o seu trabalho de investigação em instituições da Igreja.

"já tinha jurado não defender as teorias heliocêntricas"

Sem poder disputar os factos mas isso não cabe no defendido pelo entrevistado que o que estava em causa era a forma escolhida para expressar a sua "certeza"?

CN said...

A Wilipedia diz:

"Foi proibido falar do heliocentrismo como realidade física, mas era permitido referir-se a este como hipótese matemática (de acordo com esta ideia o livro de Copérnico foi retirado do Index passados quatro anos, com poucas alterações). Apesar de que nenhum dos livros de Galileu foi nesta altura incluído no Index, ele foi no entanto convocado a Roma para expor os seus novos argumentos. Teve assim a oportunidade de defender as suas ideias perante o Tribunal do Santo Ofício dirigido por Roberto Bellarmino, que decidiu não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e que por isso admoestou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocêntrica excepto como ferramenta matemática conveniente para descrever o movimento dos corpos celestes. Tendo Galileu persistido em ir mais longe nas suas ideias, foi então proibido de divulgá-las ou ensiná-las."

e

"O papa Urbano VIII, que chegou a afirmar que "a Igreja não tinha condenado e não condenaria a doutrina de Copérnico como herética, mas apenas como temerária" e tinha sido testemunha de defesa no processo de 1616, recebeu Galileu no Vaticano em seis audiências em que lhe ofereceu honrarias, dinheiro (pensões de promoção académica e apoio científico) e recomendações. No entanto, o Papa não aceitou o pedido de Galileu de revogar o decreto de 1616 contra o heliocentrismo. Ao contrário, encorajou Galileu a continuar os seus estudos sobre o mesmo, mas sempre como uma hipótese matemática útil porque simplificava os cálculos das órbitas dos astros e significavam um avanço cientifico que ainda não estaria suficientemente maturo para a época."

e ainda:

"Galileu consegue comutar a pena de prisão a confinamento, primeiro no palácio do embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Siena e mais tarde na sua própria casa de campo em Arcetri.

Em 1638, quando já estava completamente cego, publicou Discorsi e Dimostrazioni Matematiche Intorno a Due Nuove Scienze em Leiden, na Holanda, a sua obra mais importante. Nela discute as leis do movimento e a estrutura da matéria.
Inicialmente, Galileu e a sua obra foram recebidos e aclamados por clérigos proeminentes. No final de 1610, o padre Cristóvão Clavius escrevia a Galileu, informando-o que os seus colegas astrónomos jesuítas confirmaram as descobertas que ele tinha feito através do telescópio. "

João Vasco said...

CN:

Efectivamente não considero a wikipedia em português uma fonte fiável - note-se que considero fiável a wikipedia em inglês, que tem um grau de acuidade da ordem da enciclopédia britânica - mas de qualquer forma passo a citar uma parte do texto que o CN citou que resume a forma como a tese do vídeo exposto é perfeitamente errada:

«No entanto, o Papa não aceitou o pedido de Galileu de revogar o decreto de 1616 contra o heliocentrismo.»

Se alguém acredita que nesse episódio não ocorreu nenhum confronto entre ciência e fé, está enganado, e só tem de se recordar que existia um decreto contra o heliocentrismo - note-se bem: a imposição pela força de uma ideia (ainda para mais falsa) - para compreender o erro.
Existiu sim um confronto entre ciência e fé, e a existência desse decreto, anterior à escrita do Diálogo, mostra bem que não foi apenas o problema pessoal entre o Papa e o Galileu que levou o segundo a ficar o resto dos seus dias em prisão domiciliária.

O CN alerta para o facto de alguns elementos da Igreja (até o próprio Papa em certa ocasião) terem defendido, aclamado e até pago a Galileu (se bem que ele pudesse ser pago por outras Universidades não eclesiásticas, como aliás foi o caso durante grande parte da sua vida, quando a Igreja pagou a Galileu já ele era célebre), mas isso não altera o facto da Igreja, enquanto instituição, e seguindo uma política que já tinha levado outros defensores do heliocentrismo à morte, ter condenado Galileu à prisão domiciliária perpétua pela defesa de suas ideias (e até foi essa a razão oficial da instituição). É de acrescentar que vários livros que Galileu escreveu já em prisão domiciliária tiveram de «sair» da sua casa em segredo, devido à atitude anti-científica da Igreja (a instituição, não este ou aquele sacerdote com uma mente mais aberta).

Acrescento que falar do heliocentrismo como ideia matemática mas não realidade física era um artifício de quem queria defender tais ideias para escapar ao controlo da Igreja. Dizer que a Igreja o permitia é como dizer que a censura permitia uma séria de músicas críticas dos regimes ditatoriais - as músicas eram escritas precisamente para conseguir passar esse controlo. Mas obviamente é anti-científico proibir alguém de defender uma ideia enquanto realidade física.

«O próprio mundo académico atrapalha a ciência »
Às vezes atrapalha sim, mas não chega a usar a força, a condenar quem defende certas ideias à prisão domiciliária ou pior (Galileu era bem relacionado e célebre e poderia ter sido muito pior tratado não fosse o caso, e existiram precedentes nesse sentido...).
E o facto de certas atitudes muito humanas serem anti-científicas não desmente que uma instituição que as promoveu também o tenha sido.

Tendo em conta tudo isto, parece-me claro que a «sabedoria convencional» quanto ao caso Galileu está muito mais próxima da verdade do que a mensagem que esse vídeo tenta passar.

CN said...

"atitude anti-científica da Igreja"

Sendo os centros de investigação nas instituições da Igreja (para não falar das próprias Universidades protegidas), não se compreende esta conclusão.

"a imposição pela força de uma ideia (ainda para mais falsa) - para compreender o erro.
Existiu sim um confronto entre ciência e fé"

Eu acho que fica bem claro que as questões da forma e do método foi boa parte da questão. Mas cada um ficará com a sua impressão.