Wednesday, October 24, 2012

Regime liberalizado?

Expresso:

Desde ontem que as empresas fornecedoras de energia elétrica já podem voltar a disponibilizar contratos em regime bi-horário, depois de se ter posto termo a esta modalidade com a entrada no mercado liberalizado.

Pagar mais pela eletricidade nas horas de ponta (máxima procura) e menos nas horas de vazio (menos procura) do mercado elétrico voltou a ser possível a partir de ontem.

O Governo acaba de publicar uma portaria que permite às empresas que fornecem eletricidade em regime de mercado livre poderem voltar a celebrar contratos de fornecimento de energia aos seus clientes em regime de tarifa bi-horária. (...)
Recorde-se que a opção pela contratação de tarifas bi-horárias tinha sido abolida no processo de transição para o mercado liberalizado, agora em curso.

Portanto, se percebi bem, uma das implicações da liberalização das tarifas terá sido a proibição de tarifas bio-horárias (regra essa que terá sido revogada agora). Mas não é suposto um "regime liberalizado" ser, umm... liberalizado?

1 comment:

Anonymous said...

MM: a tarifa bi-horária fazia sentido quando existia o monopólio estatal da EDP. Como era então "impossível" calcular o preço da electricidade a cada hora - mais ou menos a mesma coisa que a impossibilidade do cálculo dos preços no socialismo - o governo fixava preços para as horas de ponta (energia mais cara porque há mais consumo e centrais mais caras a funcionar) e horas de vazio (pouco consumo, e por isso pouca produção, sobretudo através da barragens, quase gratuita). Havia também a hipótese de não aderir à bi-horária e pagar um preço fixo pelo kWh.

Acontece que ao entrarmos no mercado liberalizado os comercializadores de electricidade compram aos produtores. Naturalmente pelas leis de mercado, sendo esse mercado horário, o preço da electricidade nas horas de vazio seria mais baixo que nas horas de ponta, porque reflecte o menor consumo. "O mercado a funcionar".

Compreendo ainda assim o que quer dizer, o Estado não devia ter nada a ver com o sector a partir do momento que o liberalizou. Mas se o mercado estivesse completamente liberalizado não havia necessidade de existência da ERSE, o regulador. É capaz de ter acontecido isto para que a EDP não fosse prejudicada durante estes anos todos, suponho. Dado que agora deixa de haver mercado regulado e a EDP não vai querer alterar a situação de quem possui bi-horária.