Wednesday, December 20, 2017

Eleições decididas por um voto (atualizado)

Ali abaixo escrevia que é muito dificil um voto decidir uma eleição, e que mesmo nas eleições de 1961 em Zanzibar (em que o Partido Afro-Shirazi teve o maior grupo parlamentar porque tinha mais um deputado que o 2º maior partido, e em que num circulo eleitoral elegeu um deputado por um voto) isso acabou por não acontecer.

Bem, talvez tenha acontecido agora no estado norte-americano da Vírginia, em que os Republicanos perderem o controlo da assembleia por um mandato (agora está empatada), e em que os Democratas ganharam num distrito por um voto.

ATUALIZAÇÃO - afinal o voto em questão foi desqualificado e agora é a votação nesse distrito que está empatada, pelo que, se percebo, vai haver um sorteio par escolher o vencedor (portanto, se o candidato Democrata vencer o sorteio, a assembleia da Virginia fica empatada, se o Republicano vencer, os Republicanos ficam com a maioria).

Isso faz-me lembrar algo que li há uns anos, argumentando que um voto nunca faz diferença - se o resultado for por uma margem larga, um voto individual não afeta a resultado; e se for por uma margem tão estreita que um voto pudesse fazer diferença, quer dizer que vai haver contagens e recontagens, impugnações e desimpugnações de votos, etc. , e finalmente a decisão vai ser tomada por alguma comissão ou tribunal (e o tal voto individual volta a não decidir nada).

1 comment:

João Vasco said...

Ia agora mesmo à procura desse post para partilhar este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VM4A6Fxw0Io , mas afinal já estavas a par e antecipaste-te.

É mesmo curioso!