Sunday, June 14, 2020

Che Guevara e a bandeira militar confederada

Hoje, aniversário tanto de Ernesto "Che" Guevara como de de um fã do generais confederados, venho apresentar uma ideia talvez um bocado maluca em que tenho pensado: se calhar há muito em comum no culto da iconografia, tanto do Che (nomeadamente através a foto de Alexander Korda) como da bandeira de combate da Confederação na Guerra da Secessão norte-americana, mais do que os respetivos fãs gostariam de admitir.

O que quero com isto dizer é que suspeito que em ambos a romantização da iconografia ultrapassa provavelmente a identificação ideológica com as causas em questão (comunismo e escravatura), com algumas pessoas a usar essas imagens em nome de outras causas, como o "anti-imperialismo" ou os "direitos dos estados" (ou pelo menos a dizer que é em nome dessas causas e não das originais..) - e com o bónus que ambos podem dizer que "anti-imperialismo" ou os "direitos dos estados" é contra os "yankees". E suspeito que em ambos há um contingente motivado pela mitologia de uma luta "romântica" por uma causa perdida, ligando muito pouco às ideologias em si.

1 comment:

ATAV said...

Mitologia da "Causa perdida"? Tenho dúvidas. Eu acho que uns defendem mesmo a escravatura (leia-se uma sociedade hierárquica em qua as classes mais baixas não têm direitos nenhuns) e outros defendem revoluções sangrentas para impor o seu modelo politico. Os apoiantes com as características que descreveu no seu post devem ser poucos ou nenhuns... Mais depressa haverá uns quantos ignorantes que não sabem bem o que esses símbolos representam e acham graça ostentá-los...