Friday, March 28, 2008

Ainda acerca do famoso video

Após ter visto o video, talvez o puxão aos 57 segundos possa ser considerado "agressão" - uma agressão que provavelmente justifica a sanção disciplinar a que a aluna foi sujeita, mas que seria completamente ridículo levar a um "Tribunal de Menores", como chegou a ocorrer a algumas cabecinhas iluminadas.

3 comments:

Anonymous said...

Sabes, isto é um país de modas. Agora vamos ter a moda da segurança nas escolas, passada que já é a moda da avaliação dos profs e já foi a moda do "antrax" (quem se lembra ?), dos abusos sexuais de menores, da segurança interna, da pequena Esmeralda...

Anonymous said...

Mas quem começou a força? Questão muito importante para falarmos em "agressões". É legítima a apreensão do telemóvel (ao que se soube agora, eles podiam ter o telemóvel) pela força? Se é, há "agressão" da aluna. Se não é, acho que podemos falar em legítima defesa.

Em todo o caso, mantenho que houve muita falta de bom senso quando a professora quis teimar em confiscar o telemóvel em vez de expulsar (ou mandar expulsar) a aluna ou em vez de a castigar de outra forma qualquer. Desde o momento em que a professora teima em não devolver o telemóvel, e perante a histeria da aluna, parece-me que não se pode queixar de agressões..

Também acho estranho que você ache justo que se transfira a aluna. Podia dizer porquê? Por que razão não seria mais justa uma suspensão ou mesmo uma expulsão tout court do sistema? Justo, para mim, era a aluna ser suspensa uns dias/semanas. Se reincidisse na indisciplina seria expulsa.

Miguel Madeira said...

"É legítima a apreensão do telemóvel (ao que se soube agora, eles podiam ter o telemóvel) pela força?"

Seria interessante saber se, quando ela atendeu a chamada da mãe (admitindo que foi isto que aconteceu), a professora lhe disse inicialmente "desliga o telemóvel", lhe disse "entrega o telemóvel", ou lhe tirou o telemóvel das mãos (já agora, se já tinha havido casos de alunos atenderem o telemóvel dentro da aula e qual tinha sido o desfecho).

Se a professora lhe tiver dito primeiro para desligar o telemóvel e ela não o ter desligado (ou se já houvesse precedentes que demonstrassem que era proibido falar ao telemóvel dentro da sala) o confisco parece mais legitimo do que se tiver sido um confisco de imediato e sem aviso.

"que você ache justo que se transfira a aluna. Podia dizer porquê? Por que razão não seria mais justa uma suspensão ou mesmo uma expulsão tout court do sistema?"

Digamos que, mais que achar a suspensão justa, não a acho injusta, tal como também não acharia uma suspensão prolongada injusta.