Wednesday, March 05, 2008

A Guerra da Secessão

A referência no final deste post à Guerra da Secessão (ou o que lhe queiramos chamar) fez-me pensar numa coisa:


Há uns 20 anos, essa guerra era conhecida em Portugal como "Guerra da Secessão" (é a expressão que aparece nos livros sobre História que os meus pais tinham em casa). No entanto, hoje em dia, pesquisando a internet por "guerra da secessão"+Lincoln temos quase 20 vezes menos entradas do que pesquisando por "guerra civil americana"+Lincoln (o "+Lincoln" pretende ser um filtro para garantir que é mesmo essa guerra); e a wikipedia portuguesa redireciona "Guerra da Secessão" para "Guerra Civil dos Estados Unidos da América".


Será (tal como os "biliões" de mil milhões) um sinal do dominio da cultura norte-americana (onde penso que a expressão é mesmo Civil War)? E, efectivamente, se a guerra foi deles, até faz sentido adoptar o nome que eles usam.


No entanto, penso que "Guerra da Secessão" é melhor do que "Guerra Civil" ou "Guerra entre os Estados" (penso que é a expressão favorecida pelos pró-sulistas):


"Guerra Civil" é mais apropriado para uma guerra em que ambas as partes lutam pelo controlo do governo central (como em Portugal até 1834, Espanha em 1936-39, o Líbano nos anos 70 e 80, etc.), o que não era o caso; nunca ouvi chamar à guerra de independência do Bangladesh "guerra civil paquistanesa" (talvez se chamasse se o Paquistão tivesse ganho); no entanto, realmente as guerras de independência da Eslovénia, Croácia, Eslavónia, Krajina, Bósnia-Herzgovina e Bósnia Sérvia (nesse emaranhado de secessões dentro de secessões não é muito fácil dizer quem eram os unionistas e os separatistas...) são por vezes designadas colectivamente como "guerra civil jugoslava".


"Guerra entre os Estados" também não me parece correcto, já que os estados do Sul não estavam numa guerra contra Nova Iorque ou o Massachussets, a título "individual" - a guerra era contra o Estado federal (em 1971, o Bangladesh não esteve em guerra contra o Punjab ou o Baluchistão, esteve em guerra contra o Paquistão).


Assim, "Guerra da Secessão" parece-me ser o nome mais correcto e neutro.

No comments: