Wednesday, April 27, 2011

Confirma-se! Ron Paul Explains Why He Wants To Be President


acho que a esquerda vai ter a oportunidade de presenciar o que será movimento verdadeiramente genuíno e popular:

4 comments:

nando said...

Os meios de comunicação são o veículo principal do enraizamento da ideologia dominante na sociedade mediatizada que vivemos. Daí que o movimento "popular" libertário está recebendo apoio de grupos económicos com um peso relevante, o que nunca aconteceria com um movimento libertário de esquerda. Além disso, a minha crença é que os grupos económicos que verão interesse nos libertários Ron Paulistas terão a vontade de democratizar o mercado (ou se preferir, "descorporativizá-lo") até se tornarem eles mesmos o topo da pirâmide.

(Apesar de ser esquerda, teria muito mais gosto em ver o movimento de Ron Paul no poder do que Obama. Uma pergunta: acha mesmo que o complexo militar-industrial deixa de existir, ou antes se "democratiza" e transfere para outras - provavelmente mais - mãos que continuarão a promover as mesmas guerras "humanitárias"?)

CN said...

"Daí que o movimento "popular" libertário está recebendo apoio de grupos económicos com um peso relevante"

Não é bem assim, o movimento libertário (em especial Ron Paul) tende a ser crítico do corporativismo e em especial do complexo bancos centrais-mundo financeiro e "Wall Street", e de todas as protecções que muitas grandes empresas acabam a ter.

CN said...

" Uma pergunta: acha mesmo que o complexo militar-industrial deixa de existir, ou antes se "democratiza" e transfere para outras - provavelmente mais - mãos que continuarão a promover as mesmas guerras "humanitárias""

Estado e guerra são inerentes à natureza de monopólio territorial da violência, e a democracia não muda isso. As guerras humanitárias sempre foram praticadas pelos (ditoa bons) impérios, porque era preciso por ordem, trazer a civilização, acabar com práticas bárbaras, etc...

nando said...

Talvez me tenha feito entender mal: quando digo "apoio" por parte de grupos económicos não me refiro necessariamente a ajuda monetária (se bem que o movimento terá de ser financiado e isso implica como bem sabemos dos nossos sacos azuis algum corporativismo/favores políticos), eu referia-me mesmo a destaque na imprensa. A imprensa nunca dará relevância ou crédito a libertários de esquerda porque estes pretendem atingir o capitalismo de modo a que um jornal deixe de ser uma mercadoria; logo, é verdadeiramente nocivo à existência dos grupos económicos enquanto tal, coisa que não acontece com os libertarians.

Por isso mantenho que haja grupos económicos que vejam nos libertarians a possibilidade de ascensão por causa de um possível desmantelamento dos grupos maiores e priveligiados, afinal de contas Ron Paul pretende apenas aperfeiçoar o capitalismo, e não destruí-lo: acho que isto é uma ideologia perfeitamente viável para vir a ser implementada mesmo em faculdades financiadas pelo Estado, ao contrário do anarquismo de esquerda, que é pela destruição total da economia como a conhecemos e que por isso nunca poderá fazer parte de um programa de qualquer instituição estatal (o que acha disto, MM?). O que quero dizer com isto é que no final de contas o nosso mundo em profunda crise estará muito mais próximo de dar razões para sorrir ao CN do que ao MM.