Thursday, May 19, 2011

Qual a diferença entre "fantasia" e "ficção cientifica"

Isto lembrou-me que há dias dei com uma questão em que nunca tinha pensado - qual é exactamente a diferença entre a "fantasia" e a "ficção cientifica" como géneros literários/cinematográficos?

Uma hipótese que me ocorre - a FC é democrática/socialista/capitalista enquanto a "Fantasia" é aristocrática: em ambos os tipos de história, os personagens conseguem fazer coisas que nós actualmente não conseguimos; no entanto, numa história de FC esses "poderes especiais" (ou, pelo menos, os poderes especiais relevantes para o avanço da narrativa) são poderes a que qualquer pessoa* pode ter acesso, desde que tenha acesso às máquinas/tecnologias que estão por detrás desses poderes; já numa história de Fantasia pelo menos alguns personagens têm poderes intrinsicos a si próprios, que não estão abertos ao "comum dos mortais".

P.ex., na FC qualquer pessoa pode lançar raios... se tiver uma pistola de raios; já na Fantasia se um personagem poder lançar raios, é porque ele tem um poder intrinseco de lançar raios (seja porque nasceu assim, seja porque foi alvo de alguma benção / maldição, etc.).

É verdade que é frequente na FC haver personagens extraterrestres com poderes especiais, mas normalmente esses poderes são coisas que dão colorido à história mas não têm grande influência na narrativa (exemplo - uns cálculos mentais que o Spock fez uma vez, os as metamorfoses periódicas do Dr. Who) - um pouco como o "multiculturalismo" nas sociedades ocidentais (em que a "diversidade" cultural é celebrada, desde que tenha a ver com coisas sem influência real - culinária, danças, etc.).

Por outro lado, tenho certeza que facilmente se arranjará montes de contra-exemplos para a minha teoria, ou situações dificeis de classificar (p.ex, a Guerra das Estrelas é considerada Ficção Cientifica, mas os Jedi e Sith não são simples pessoas normais equipadas com sabres de luz, são pessoas que nascem já com poderes especiais; todavia, dá-me a ideia que esses poderes especiais acabam por funcionar mais como um adereço do que como outra coisa qualquer; para o que interessa para o avanço da narrativa, penso que a diferença entre um Jedi e uma pessoa normal resume-se a serem melhores condutores e espadachins).

*neste post, "pessoa" significa qualquer ser consciente, seja humano, marciano ou elfo

1 comment:

João Vasco said...

Creio que a diferença entre Fantasia e FC é que a segunda seria hipoteticamente plausível, enquanto que a primeira não.

Nesse sentido, a Guerra das Estrelas está entre os dois géneros, o que aliás bate certo com a teoria proposta.
O que não bate certo é a desculpa de que os poderes Jedi são pouco importantes para a história. Aí não podia discordar mais - são absolutamente centrais. De acordo com a história, mais importantes que a «agilidade» ou a perícia na condução e combate.
Aos contrário da nova triologia, na nos episódios IV, V e VI os Jedis nem sequer são espadachins por aí além, os duelos são muito mais acerca das emoções que eles vivem, do que da perícia no combate.