Tuesday, November 26, 2019

A influência dos boots russos afinal é pouco mais que fake news

Assessing the Russian Internet Research Agency’s impact on the political attitudes and behaviors of American Twitter users in late 2017, por Christopher A. Bail, Brian Guay, Emily Maloney, Aidan Combs, D. Sunshine Hillygus, Friedolin Merhout, Deen Freelon, e Alexander Volfovsky:

While numerous studies analyze the strategy of online influence campaigns, their impact on the public remains an open question. We investigate this question combining longitudinal data on 1,239 Republicans and Democrats from late 2017 with data on Twitter accounts operated by the Russian Internet Research Agency. We find no evidence that interacting with these accounts substantially impacted 6 political attitudes and behaviors.

2 comments:

João Vasco said...

Creio que o título não decorre da notícia.

Se existiu uma tentativa deliberada de impactar a campanha por via de bots, isso é relevante (em particular, do ponto de vista jornalístico) MESMO que não se encontrem provas de que ela tenha sido impactante.
Por quatro razões:

1) a tentativa é relevante em si. Da mesma maneira que a tentativa de homicídio é crime, a tentativa de condicionar as eleições é um acto de agressão, mesmo que saia gorada ou frustrada.

2) mesmo que hipoteticamente a tentativa tenha saído frustrada, nada nos assegura que o agressor não aprendeu lições e não aperfeiçoou suas tácticas. Se a sociedade em causa não discutir e responder a esse fenómeno, poderá vir a tornar-se vítima dela, mesmo que não o tenha ainda sido.

3) a ausência de provas claras de que foi impactante não nos pode levar a concluir que não foi determinante. É preciso ter em conta que foi uma eleição muitíssimo próxima. Em certos estados, a quantidade de votos que poderia ter conduzido a um resultado diferente para o colégio eleitoral foi particularmente baixa. Ora mesmo um impacto tão reduzido ao ponto de não ser detectado num teste de hipóteses com um intervalo de confiança razoável poderia facilmente ter conduzido a um desfecho eleitoral diferente numa situação tão periclitante.

4) mesmo uma tentativa gorada de influência traz-nos informações sobre as intenções do agressor. E isso tem uma enorme relevância jornalística. Se a Rússia quer tanto que um dos candidatos ganhe ao ponto de montar toda uma campanha que pode ser interpretada como uma agressão, há ilações a tirar dessa vontade.

Nesse sentido, eu diria que a influência dos boots russos é incerta, e não foram encontradas provas de que existisse. As notícias que relataram a tentativa, especulando sobre potenciais impactos (ninguém apresentou provas falsas de que tivesse existido impacto), foram notícias com relevância jornalística e não "fake news".

Miguel Madeira said...

Eu estive para chamar ao post "Os boots russos afinal são pouco mais que fake news", mas depois chamei-lhe "A influência dos boots russos afinal é pouco mais que fake news" exatamente por causa de muito do que dizes aqui.