Friday, July 28, 2006

Afinal foi mesmo muita imaginação

Quando vi o primeiro episódio da série "The Lone Gunmen", na SIC Radical, houve uma passagem em que fiquei a pensar "Os argumentistas desta série, ou têm muita imaginação, ou não têm nenhuma":

A dada altura, descobre-se uma conspiração do "complexo industrial-militar" para ganhar mercado e importância - a ideia é desviar (através de controle remoto, ou coisa assim) um avião e fazé-lo chocar com o World Trade Center. Isso iria levar os EUA a lançarem guerras contra estados suspeitos de apoiarem o terrorismo.

Como disse, quando vi isso, pensei "Conforme isto foi feito antes ou depois do 11 de Setembro e, sobretudo, da guerra do Iraque, os argumentistas, ou tiveram muita imaginação, ou tiveram muito pouca imaginação" (isso era mais uma questão retórica para mim mesmo; na verdade eu assumi automaticamente que a série era posterior aos acontecimentos). Ora qual o meu espanto quando afinal, descobri que o referido episódio foi inicialmente para o ar a... 4 de Março de 2001. É daquelas situações em que "a vida quase imita a arte" (a única diferença entre a ficção e a realidade é que o 11 de Setembro foi levado a efeito por verdadeiros terroristas suicidas) - faz lembrar uma história publicada em 1898, acerca de um transatlantico chamado "Titã", que chocava com um iceberg, morrendo centenas de passageiros...

No comments: