N'O Cachimbo de Magritte, Paulo Marcelo escreve que deve haver "mais autonomia para as escolas" e que um dos aspectos lamentáveis do projecto de "Estatuto dos professores" é dar muita importância a questões como "estimular a autonomia e criatividade" dos alunos...
Saturday, November 11, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
"um dos aspectos lamentáveis do projecto de "Estatuto dos professores" é dar muita importância a questões como "estimular a autonomia e criatividade" dos alunos"
ora para que serve a autonomia escolar?
para que os professores possam adaptar os metodos ao ambiente em que se inserem, seja numa escola como um todo, sejam nas turmas, seja no aluno.
o estimulo da autonomia e criatividade é muito importante, alias é o mais importante que há. caso contrario mais vale simplesmente mandar os putos para casa e lerem os livros para depois fazerem exames.
agora há outra questão, será que essa autonomia é conseguida ou fomentada através do estatudo dos stores?
não me parece, penso que é mais pelo metodo. por isso é que não gosto muito de comparações simplistas de percentagens e coisa e tal.
a escola do meu sobrinho tem uma coisa que se chama "area de projecto", no meu tempo não havia, e devo dizer que lamento, pois é uma boa forma de avaliar os alunos e de fomentar a autonomia e o interesse. este é um bom exemplo de autonomia escolar que podia ser alargado para outras escolas.
Post a Comment