Saturday, May 01, 2010

Re: O Mito dos Sindicatos

João Miranda escreve que:

E também não foram os sindicatos que contribuíram para o aumento dos salários. Numa economia de mercado, os salários são determinados pela oferta e pela procura. O preço de equilíbrio entre a oferta e a procura não aumentou por causa da acção dos sindicatos mas sim por causa do aumento da produtividade dos trabalhadores e do aumento da procura de trabalhadores qualificados à medida que cada vez mais empresários passaram a ter acesso a métodos de produção cada vez mais sofisticados.
Sempre que os sindicatos conseguem obrigar um patrão a reduzir o horário de trabalho ou aumentar os dias de férias (ou, já agora, a não contratar estrangeiros ou trabalhadores de minorias étnicas, para darmos exemplos mais politicamente incorrectos de reivindicações sindicais em certos países e certas épocas) estão a reduzir a oferta de trabalho, logo a contribuir para que o preço (salário) que equilibra a oferta com a procura suba.

Outro ponto: desde quando é que métodos de produção mais sofisticados implicam trabalhadores mais qualificados? A mim parece-me que é exactamente ao contrário: quanto mais sofisticada a tecnologia, mais "user-friendly" costuma ser. Um exemplo - o que dá mais díficil: escrever à maquinaem ou num programa de processamento de texto (com corrector ortográfico, formatação automática de parágrafos, possibilidade de apagar qualquer erro que se faça, etc.)? E mais outro - o que é mais fácil de manejar: o Windows XP ou o MS-DOS?

No comments: