Tuesday, August 02, 2011

A economia portuguesa deve crescer com base nas exportações

Diz o ministro.

Eu iria mais longe - todos os países do mundo, se aspiram a uma prosperidade sólida e duradoura, devem procurar aumentar sobretudo as exportações.

3 comments:

Diogo said...

Porquê essa fixação nas exportações? Se eu trabalhar numa empresa que presta bens ou serviços necessários a outras pessoas, que importância tem que elas sejam nacionais ou estrangeiras?

Pedro said...

caro Diogo, exportar é a única forma de uma economia crescer de forma infinita. o consumo privado (interno, nacional) está limitado aos salários dos cidadãos do nosso país. só seria irrelevante produzir bens e serviços para serem consumidos interna ou externamente, se pudéssemos aumentar os nossos salários de forma livre, algo que não é possível, como é óbvio.

João Vasco said...

«caro Diogo, exportar é a única forma de uma economia crescer de forma infinita.»

hã??

Se a economia mundial não pode crescer de forma infinita, visto que não pode exportar, então nenhuma economia que seja parte da economia mundial pode crescer de forma infinita (no sentido de não ser majorada, de outra forma crescer infinitamente é trivial, mesmo sem exportações). Nesse caso, exportando ou não é impossível crescer de forma infinita.