Tuesday, August 30, 2011

Re: Tort reform

Há certas coisas dificeis de perceber nos liberais (sobretudo os "minarquistas") - por um lado, costumam defender que a solução para problemas como poluição, protecção ao consumidor, etc., não passa por regulamentação estatal feita à priori, mas sim por processos judiciais feitos à posteriori, em que quem se ache lesado processe quem ache que o lesou (a empresa que poluiu o rio onde ele ia pescar, ou o restaurante onde comeu o almoço que o fez ficar doente, ou coisa assim...). Assim, pela lógica eles deveriam adorar processos cíveis, "trial lawyers", etc.

Mas, pelo contrário, muitos até parecem simpatizar com a ideia de tornar mais díficil o recurso a processos desses.

2 comments:

Wyrm said...

Miguel, isto é completamente pulled out of my ass, mas acredito que na franja liberal/consevadora existe muito pouca coerência ideológica para lá do "proteger o lucro."

Digo isto pois, pelo menos a partir da bloga portuguesa, há muito poucos liberais/consevadores a insurgirem-se (*rimshot*) contra elites financeiras/industriais portugesas e não só mesmo quando estas agem de uma forma perfeitamente iliberal mas que lhes convém.

Sim, há sempre uns genéricos "interesses" mas nunca chamam os bois pelos nomes.

Este é mais um exemplo. Uma medida péssima para o individuo-pessoa mas optima para corporações é sempre aplaudida pela maior parte dos liberais.

Miguel Madeira said...

Penso que o mecanismo psicológico não é tanto "proteger o lucro" mas mais uma espécie de anti-anti-capitalismo - eles até podem ser contra muito coisa favorável aos lucros (p.ex., a maior parte foi contra o bailout de Bush). Mas, quando alguêm defende algo usando um discurso em que os capitalistas apareçam como vilões, a reacção de muitos liberais é logo ser contra esse algo, mesmo que não haja nenhuma razão ideológica para tal.