Friday, August 12, 2011

Os tumultos de Londres, resultado do Welfare State e do multiculturalismo?

N'O Insurgente, Bruno Garschegan pergunta se "[os] criminosos de Londres são filhos do Welfare State e do multiculturalismo?".

Do Welfare State daria pano para mangas, mas do multiculturalismo, noto uma coisa - pelo que se vê nas televisões, os motins parecem feitos, sobretudo, por "negros" e "brancos" (suspeito que esses sejam "ingleses de origem" - e creio que o Reino Unido tem uma "underclass" nativa muito maior que os outros países da Europa do Norte - embora admito que alguns possam ser imigrantes de outros países europeus), ou seja as "comunidades" mais integradas na cultura mainstream britânica (pelo menos, creio que os negros descendentes de imigrantes das Antilhas não tem nenhuma especificidade cultural significativa, tirando talvez a que eles próprios inventem).

Por outro lado, tem sido exactamente nas comunidades que penso menos integradas na cultura dominante - turcos, sikhs, etc. - que mais têm aparecido exemplos de auto-organização voluntário / vigilantismo para travar as pilhagens.

[Como devem ter notado, este post tem muitos "creio", "penso", etc., já que o meu conhecimento das dinâmicas étnicas e sociais britânicas é em 4 ou 5º mão; se algum leitor mais familiarizado com o assunto quiser dizer alguma coisa, esteja à vontade]

1 comment:

Anonymous said...

é interessante ver como muita gente usou o acontecimento para projectar os seus valores quase até à irracionalidade-