Monday, October 10, 2011

Sugestão de leitura

Double Standard, de Roderick T. Long.

Uma nota acerca dos comentários ao post - tanto Long como os seus oponentes esquecem-se de um ponto importante: é que não há nenhuma contradição filosófica entre ser contra as grandes empresas e usar produtos de grandes empresas; basta a pessoa em questão estar convencida que num mundo sem grandes empresas essas produtos seriam desenvolvidos à mesma (ou talvez fossem ainda melhores) para não haver nenhuma incoerência nesse acto. A pessoa pode estar errada nessa ideia, mas isso é outra questão. A esse propósito ver esta discussão com Rui Passos Rocha no Douta Ignorância.

2 comments:

Anonymous said...

Esse lugar-comum usado como "argumento" tantas vezes pela direita, se levado ao extremo traz conclusões engraçadas: a alimentação, vestuário, educação e todos os bens são hoje fruto de relações de produção capitalistas, logo, quem consome não pode estar contra o mercado sem cair nessa contradição filosófica.

Anonymous said...

é bom observar os contra-argumentos expostos na caixa de comentários desse post, aos quais Roderick não ofereceu resposta.

e existe uma diferença entre achar que "esses produtos seriam desenvolvidos à mesma" noutro sistema e ser contra o consumo e ostentar objectos de consumo, achar que certas empresas exploram as pessoas e comprar produtos dessa empresa.