Wednesday, May 09, 2012

Congelar o preço dos combustíveis?

O círculo A pretende representar o conjunto das pessoas que acham que devemos reduzir o consumo de combustíveis fósseis; o circulo B o conjunto de pessoas que querem congelar o preço dos combustíveis, nomeadamente da gasolina; a área C serão as pessoas (haverá muitas?) que pertencem aos dois conjuntos.

Nota: as dimensões de cada círculo e da área comum não pretendem (nem deixam de pretender) ser demograficamente realistas.

1 comment:

João Vasco said...

Infelizmente há muitas.

Quero no entanto fazer uma ressalva: há uma possível defesa da posição C - acreditar que ao congelar os preços vai ocorrer uma transferência de riqueza das gasolineiras para as pessoas e que o bem causado por essa transferência é maior que o mal causado pelo aumento de consumo que dela resulta (comparado com o cenário de aumento do preço). Mais a mais tendo em conta que as gasolineiras podem não responder completamente à nova procura.

De qualquer forma, rejeito essa posição. Creio que quem acredita que o preço está inflacionado pela concertação das petrolíferas, mas acredita que o consumo deveria ser reduzido, deveria lidar com o problema através dos impostos sobre os combustíveis. Se o preço final antigo era o que maximizava o lucro, com o aumento dos impostos o preço imposto pelas gasolineiras terá de ser mais reduzido, o que diminui os seus lucros considerados ilegítimos e cria mais receita para o estado que pode ser usada para aliviar a austeridade. Claro que isto também resulta em preços da gasolina mais caros (as gasolineira não diminuirão tanto quanto os impostos aumentam) mas essa é uma segunda vantagem desta estratégia.