Friday, May 04, 2012

O professor de climatologia na USP Ricardo Augusto Felício


"O professor de climatologia na USP Ricardo Augusto Felício fez doutorado sobre a Antártida e afirma com todas as letras: “o aquecimento global é uma mentira”. Segundo ele, não existem provas científicas desse fenômeno.
Ricardo Augusto Felício comentou que o nível do mar não está aumentando e que o gelo derrete sim, mas depois volta a congelar, porque esse é o seu ciclo. O professor lembrou ainda que o El Niño, um fenômeno natural, faz esse nível variar cerca de meio metro.
“O nível do mar continua no mesmo lugar. Primeiro se fosse derreter alguma coisa, teria que ser a Antártida, mas para derretê-la você tem que ter na Terra uma temperatura uns vinte ou trinta graus mais elevados”, explicou o professor.
Ricardo também afirmou que o efeito estufa é uma física impossível e que a camada de ozônio é uma coisa que não existe. O professor ainda respondeu perguntas da plateia como se a Amazônia é o pulmão do mundo e se a garoa característica de São Paulo está diminuindo."

5 comments:

Anonymous said...

Por cada professor de climatologia doutorado a dizer que não há aquecimento global, existe para cima de uma dúzia que diz que sim. Custa-me a crer que essa meia dúzia de argumentos sirva para desmentir todo um edifício de "descobertas" no campo oposto. A realidade é que não li o trabalho dele...

Anonymous said...

Já agora, seria interessante estudar porque é que à partida a direita desconfia do aquecimento global e a esquerda nele acredita. Para mim isso acontece porque, a ser verdade, o aquecimento global será um desastre impossível de combater num quadro de mercado desregulado, e isso basta para cavar uma trincheira ideológica à volta de um assunto sobre o qual na realidade ninguém fora da área sabe patavina.

Eduardo Freitas said...

"Roubei" o post e pu-lo no meu blogue pois, creio, há que dar a maior divulgação possível a esta entrevista onde - o que é raro - se alia a autoridade científica a um discurso entendível para o leigo.

Miguel Madeira said...

A respeito do comentário das 2:56 PM, algo que escrevi há 5 anos:

Um ultimo ponto - há uma curiosa ironia no debate sobre o grau de gravidade da poluição atmosférica. Em principio, claro, sendo, em si, uma questão puramente cientifica e não politica, nem deveria haver grande relação entre as opiniões politicas de uma pessoa e a sua opinião sobre, digamos, se o aquecimento global existe e/ou qual a sua origem. No entanto, atendendo que os preconceitos ideológicos acabam sempre por afectar a nossa opinião, acho que o que seria de esperar, de acordo com o que as diferentes ideologias defendem, seria o seguinte:

O campo dos que dizem que a poluição, o aquecimento global, etc. não são graves deveria estar a abarrotar de adeptos do "Movimento Socialista Mundial" e de anarco-comunistas (este "abarrotar" deve ser relativizado, atendendo a que são duas ideologias ultra-minoritárias), que argumentariam "Estão a ver como é perfeitamente possível uma sociedade sem dinheiro nem preços e em que cada um se sirva simplesmente tirando o que necessita? É assim que funciona com o ar que respiramos e tem dado para todos sem haver nenhuma tragédia até agora".

O campo dos que dizem que a poluição ameaça a vida na Terra deveria estar a abarrotar de liberais (que, aliás, comparados com os anarco-comunistas ou com o MSM até parecem muitos), dizendo "Estão a ver como na ausência de direitos de propriedade, dinheiro, um mercado e preços o cálculo económico e o eficiente uso dos recursos é impossível? Veja o que aconteceu com a atmosfera - completamente destruída pela ausência de direitos de propriedade!".

Anonymous said...

VEJAM TAMBÉM:

http://youtu.be/hjs7JxJv99Q

O cientistas da guerra fria e fusão termo-nuclear que o professor Ricardo cita... aqui vai a prova e mais, esse sistema nuclear foi usada na farsa do 11 de setembro e também em outros ataques inclusive no prédio que foi nukado no rio de janeiro:

https://wikispooks.com/wiki/Document:Dimitri_Khalezov_Interview

https://wikispooks.com/w/images/d/db/911_The_Third_Truth_v2.pdf



Durante a entrevista um "senhor" fez uma provocação desaforada, hipocrita e puramente cinica com relação aos fatos exposto pelo professor, inclusive, tentando discaradamente encobrir os efeitos causados pela HAARP:

http://youtu.be/ryarZ2h273s

http://youtu.be/A7nNW3b5ubE

REPASSEM!