Agora vou me armar em Marcelo Rebelo de Sousa e recomendar alguns livros e um documentário sobre a guerra de Espanha:
- "Homenagem à Catalunha", de George Orwell: um clássico, escrito após o autor, que combatia na milícia do POUM, ter tido que fugir de Espanha, preseguido pela polícia e pelo PC. Após a sua publicação, foi alvo de um duplo silêncio: na época, tanto a direita como os comunistas tentaram que o livro passasse despercebido. Está editado em Portugal pelas Edições Livros do Brasil, na colecção Dois Mundos.
- "Espanha Abandonada", de "M. Casanova" (Mieczyslaw Bortenstein): panfleto trotskista, redigido logo após o fim da guerra por um militante da IV Internacional que participou nos acontecimentos. Está editado em Portugal pelas Edições Antídoto (editora dos anos 70, ligada à LCI, a organização que deu origem à APSR de F. Louçã)
- "Protesto perante os Libertários do Presente e do Futuro acerca das Capitulações de 1937", por "Um incontrolado da Coluna de Ferro": texto escrito por um anarquista da "Coluna de Ferro" contra a militarização das mílicias. Está editado em Portugal pelas Edições Antigona.
- O documentário "A Guerra Civil de Espanha", da Granada Televion. Já passou 2 ou 3 vezes na televisão portuguesa. Acho a melhor série documental que já vi sobre o conflito (mas também foi a única que vi)
[Não sei é se alguêm estará interessado nestas sugestões - vendo bem, que interesse tem algo que se passou à 70 anos?]
3 comments:
eu tenho interesse e penso que muitas outras pessoas deviam ter interesse, pois é um acontecimento historico no panorama politico europeu.
e como dizia o outro, quem não conhece a historia está condenado a repeti-la.
muita gente desconhece a realidade da guerra civil e, sendo assim, ela pode ser utilizada como arma de arremesso contra radicais como eu. a velha historia do "ah mas esse tipo de coisas nunca tiveram hipotese de existir...", é deitada por terra.
não devemos esquecer que o cnt ainda anda por aí.
Há (com h, desculpe fusou prof.de port. 70 anos é muito poucotempo em termos de Historia.A sua intervenção tem interesse. e a mim interessa-me muto porque estou aescrver umromance .historico-bigráfico cuja acção inicial se desenrola na IIIReich e não posso avançar sem refrenciar a GuerraCivil de Espanha.
É claro que tem interesse, eu direi que é o acontecimento mais importante de todo o século XX.É preciso conhecê -lo, estudá-lo e, principalmente, tentar evitar que se reescreva essa luta gloriosa pela liberdade e pe-
lo direito, de forma fraudulenta.
Post a Comment