Tuesday, September 13, 2011

O mistério da dívida irlandesa

Esta é a evolução do valor dos CDSs da dívida irlandesa:



O risco de default (medido pelo valor dos CDS) desceu bastante face ao mês de Julho, mas continua mais alto (ou muito mais alto) do que no perído Janeiro-Junho (para não falarmos do ano anterior).

Agora, os juros da dívida a 10 anos:



Os juros da dívida, neste momento, estão mais baixos do que estiveram ao longo de todo este ano.

Esta combinação parece-me dificil de explicar - pelos vistos os investidores que negociam em CDS acham que a dívida irlandesa é um investimento de maior risco do que era antes de Julho, mas os que negociam com a dívida propriemente dita acham que o risco é menor (já que em principio é o risco que percebido que determina as taxas de juro). Qual poderá ser a explicação para isto?

2 comments:

PR said...

Um palpite: os títulos são transaccionados por investidores diferentes, pelo que as percepções de risco são necessariamente diferentes.

Claro que em teoria os juros seriam reflexo de fundamentais que são iguais para qualquer investidor; mas na prática...

PS- como é que o Miguel faz para aceder a essa informação através da Bloomberg? Eu quando acedo ao site só vejo opções para ver a evolução dos principais títulos (Alemanha, EUA) e em maturidades pré-definidas

Miguel Madeira said...

Para falar a verdade, não sei - sei de uns links avulsos (como estes) que dão para certas cotações (porque os vi utilizados noutros blogues), mas não sei a maneira de chegar a eles.