Saturday, November 26, 2011

Ainda sobre empresários e "empreendedores" - o paradoxo do Tio Patinhas

A personagem da BD "Tio Patinhas" é um bom case studie para a questão de se os assalariados também podem ser considerados "empreendedores".

Qual é o "paradoxo do Tio Patinhas"? É que, no seu universo, o personagem é a caracterização da ideia heróica do empresário-empreendedor - é ele que vem com as ideias para produtos e negócios; qualquer problema numa das suas empresas algures no mundo, mete-se no avião para o ir solucionar, etc. (é verdade que em contraste com essa micro-gestão, por vezes também arranja problemas com empresas que nem sabe que são dele...).

No entanto, a produção (no mundo real) do produto "Histórias do Tio Patinhas" é largamente o oposto disso; para começar, ao contrário do "Mickey", o "Tio Patinhas" nem é uma criação do "empresário-empreendedor" Walt Disney, mas de um dos seus empregados, Carl Barks; além disso, grande parte das histórias (e da trama narrativa geral do "Universo do Tio Patinhas") são da responsabilidade... da filial italiana da Disney (as histórias que as pessoas da minha idade leram na infância foram provavelmente quase todas feitas em Itália - exemplo); ou seja, as histórias não só não saíram da cabeça do patrão da empresa, como foram feitas por empregados trabalhando a milhares de quilómetros da sede.

No comments: