Wednesday, November 30, 2011

Resultados escolares e desporto

Sports and child development, por Christina Felfe, Michael Lechner e Andreas Steinmayr (VoxEU):

 Our study (Felfe et al 2011) aims to fill this gap and to shed some light on the effect of sport activities on smaller children's human-capital formation. Our results reveal that active sport club participation leads to improvements in children's cognitive and non-cognitive skills, which are of similar size to the ones found for largescale educational programmes.
Uma questão interessante que este estudo pode levantar é a aparente contradição entre a sua conclusão (que a parática desportiva estimula, entre outras, as capacidades cognitivas) e os estereótipos sociais dominantes (nomeadamente o do "melhor aluno da turma que não consegue acertar numa bola").

No entanto, ocorre-me que talvez as duas posições possam ser conciliadas, com alguns ajustes:

Em primeiro lugar, convém ver que o estudo usou "notas na escola" como proxy para "capacidades cognitivas" e "participação num clube" para "prática desportiva".

Em segundo lugar, é possível que o tal estéreotipo do "melhor aluno da turma que não consegue acertar numa bola" falhe ligeiramente o alvo - talvez quem costume ser uma lástima a desporto e actividades afins não sejam exactamente os "melhores alunos", mas sim aqueles alunos inteligentes, com uma vasta cultura geral, etc., mas sem a energia, resiliência e a capacidade de auto-motivação e concentração suficientes para passarem de "aluno médio com bons momentos ocasionais" a "melhor aluno" (na tipologia Myer-Briggs, sobretudo o tipo INTP - atenção ao "P", que é relevante para a hipótese).

Em terceiro lugar, talvez o estereótipo oposto, o do "mau aluno que só quer é jogar à bola", seja largamente composto por crianças e jovens que costumem jogar à bola no parque/no recreio/num descampado com os amigos em vez de participarem em "desporto organizado".

Assim, assumindo essas duas hipóteses (admito que algo especulativas), talvez seja possivel conciliar os estereótipos tradicionais com a conclusão empírica que as crianças que participam em clubes desportivos tendem a ter melhores notas na escola.

No comments: