Creativity: Asset or burden in the Classroom? [pdf], por Erik Westby e V.L. Dawson - um estudo sobre a atitude dos professores face à criatividade e ao perfil comportamental dos seus alunos. A conclusão é que os professores dizem gostar de alunos criativos, mas ao mesmo tempo não gostam do "perfil comportamental" que normalmente é associado com a criatividade.
Teachers Don’t Like Creative Students, por Alex Tabarrok:
What the paper shows is that the characteristics that teachers use to describe their favorite student correlate negatively with the characteristics associated with creativity. In addition, although teachers say that they like creative students, teachers also say creative students are “sincere, responsible, good-natured and reliable.” In other words, the teachers don’t know what creative students are actually like. (FYI, the research design would have been stronger if the researchers had actually tested the students for creativity.)Uma ideia que me ocorre é se não estará a haver aqui uma confusão entre "criatividade" (ter ideias novas e originais) e "flexibilidade" (ter abertura perante as ideias novas e originais dos outros), e, quando os professores descrevem a sua ideia de um "aluno criativo", na verdade estão a descrever um "aluno flexível".
No comments:
Post a Comment