Saturday, June 23, 2012

O nome daquela guerra que houve de 1861 a 1865, nos territórios a norte do México

Este post do CN fez-me lembrar de uma questão - qual o melhor nome para aquela guerra que houve a norte do México e a sul do Canadá, opondo um governo liderado por Abraham Lincoln a outro liderado por Jefferson Davis?

Eu desde sempre que a vi referida como "Guerra da Secessão" (nomeadamente naqueles livros de divulgação mais ou menos juvenil da Verbo), provavelmente por influência francesa. Ultimamente, já aparece muita gente a falar em "Guerra Civil Americana". Dos vários nomes usados, qual será o melhor?

- "Guerra Civil" - este tem o problema de frequentemente "guerra civil" ter a conotação de "dois governos em luta pelo mesmo território", o que não era o caso (a Confederação não tinha por objectivo governar o Massachusetts). É verdade que não seria o único caso de uma guerra de secessão ser chamada "guerra civil", como a Guerra Civil do Congo (embora aí fosse confuso, já que algumas das facções rebeldes eram movimentos separatistas mas outras tinham mesmo como objectivo substituir o governo nacional, e políticos como Tshombé alternaram, conforme o vento, entre lideres separatistas e lideres "nacionais"), a Guerra Civil da Nigéria (embora aí seja mais corrente "Guerra do Biafra") ou mesmo a Guerra Civil Jugoslava (uma guerra envolvendo vários países que já haviam sido reconhecidos internacionalmente e movimentos separatistas de 1º e 2º grau).

- "Guerra entre os Estados" - este tem o problema que não foi efectivamente uma guerra entre os Estados - o Mississipi, a Geórgia, etc. estavam em guerra contra os "Estados Unidos da América", não contra cada um dos estados nortistas individualmente (pondo as coisas de uma maneira simples - o seu inimigo era o exército federal, não a Guarda Nacional de Rhode Island)

- "Guerra da Independência Sulista" - tecnicamente estará correcto, ainda que se possa argumentar que "Guerra da Independência" tem uma conotação "positiva" que retira neutralidade descritiva ao nome

- "Guerra da Agressão Nortista" - se o anterior não tem neutralidade descritiva, este ainda menos; ainda mais que é discutível quem foi o "agressor": afinal, a guerra começou com o exército sulista a atacar uma fortaleza (no Sul) controlada por tropas de União (o contra-argumento poderá ser que a não-retirada das forças militares da União após o Sul ter proclamado a independência equivale a uma agressão)

- "Guerra da Secessão" - ainda é o melhorzinho, não?

No comments: