Friday, May 27, 2016

Juros baixos e investimento

Na última Visão, o economista Avelino de Jesus pareceu-me repetir um argumento que por vezes é feito contra a política de juros baixos:
- Para as famílias e empresas cheias de dívidas, os juros negativos permitem um certo desafogo... 
Aparentemente sim, mas os investidores não têm incentivo para investir. Se as taxas forem muito baixas, o investimento não estará a ser remunerado. Sem investimento não há emprego (...). Enquanto devedor, posso beneficiar de uma taxa de juro negativa, mas enquanto trabalhador ou empresário sou penalizado
Essa posição, de que baixos juros levam a menor investimento porque a remuneração da poupança é menor não faz grande sentido no contexto da atual política de juros baixos, como pode ser explicado aqui (atenção que isso poderia ser verdadeiro se os juros baixos fossem fixados por uma lei proibindo empréstimos ou depósitos acima de uma dada taxa de juro; mas é claramente falso no caso de juros baixos motivados por o banco central emprestar aos bancos comerciais a juros baixos ou negativos).

Se fosse só por isso nem se justificava escrever um post, tanto o assunto já foi debatido, com argumentos de um lado e do outro; mas o que me chamou a atenção foi a continuação da entrevista, uns parágrafos abaixo:
- E como se relança o investimento? O programa de compra de dívida do BCE foi feito para isso 
Os bancos não têm falta de dinheiro para o investimento. Há é falta de projetos e de confiança, porque dinheiro há.
Penso que isso encerra a questão, não? Afinal (mesmo com os tais juros baixos) não há falta de capital disponível para ser investido; o que falta são oportunidades lucrativas de investimento.

1 comment:

Pedroromano said...

Aquilo que eu acho que está a acontecer: há um conjunto de tipos que não gosta do Estado e acha que qualquer coisa feita pelo Estado é necessariamente má ideia. A partir daí, agarra a justificação que estiver mais a mão. Inevitavelmente, muitas serão contraditórias (a minha favorita e ver pessoas para quem "a política monetária só tem efeitos de curto prazo" argumentar agora que a crise foi resultado de taxas de juro mantidas articialmente baixas durante décadas ou mais).