Tuesday, June 05, 2018

O que são exatamente governos "socialistas"? (II)

Já agora, seria comparar a política dos grandes heróis do "anti-socialismo" (como Reagan ou Thtcher, que são quotidianamente incensados na internet liberal), com este esquema. No fundo, em que é que consistiram as suas políticas?

No caso de Thatcher, a sua política económica consistiu basicamente em: a) privatizações; b) aumentos de impostos para reduzir o deficit; c) um ligeiro aumento da despesa pública, em proporção do PIB; e d) dar aos empregadores a possibilidade de, em certas circunstância, processar os sindicatos em caso de greve. Ou seja, Thatcher basicamente o que fez foi passar do 2 para o 1 (ou seja, pelos padrões de algumas pessoas que chamam socialismo a tudo, provavelmente também seria socialista); aliás, se não fosse as privatizações, todo o resto da sua política económica poderia ser chamada de "estatista".

No caso de Reagan foi basicamente baixar os impostos e não mexer muito no total da despesa, mas diminuindo as despesas sociais e aumentando as militares - esse, assim, acho que se pode considerar que, mesmo de acordo com a definição "1" de socialismo (e assumindo que para o "1", é relevante que a despesa pública seja "social" e não basta haver apenas despesa em alguma coisa) diminuiu o socialismo.

No comments: