Monday, March 23, 2009

O estado de arte da civilização

Portanto, os Bancos compram a sua própria dívida agora isenta de risco porque tem adicionada uma garantia do Estado, e com dinheiro .... criado pelo próprio Banco Central. E a crise assim passa, sem problemas.

A minha veia anarquista diz-me que o presente Regime civilizacional de grandes Estados sociais-democratas já não sabe o que faz, entrou em pânico, e está acompanhado por esse grandes feiticeiros misticistas (acreditam no Crédito sem poupança prévia, que a simples criação de dinheiro induz a sua própria procura e que o consumo é a origem do bem estar) que dão pelo nome de economistas e banqueiros centrais. Temo que o fim do Regime (embora desejável) não seja coisa bonita de se ver. Até porque o Regime vai mostrar que é capaz de tudo antes de implodir.


1. Treasury Announces $1 Trillion Plan to Buy Banks' Bad Debt


2. "El 70% de la deuda emitida con aval se la quedan los propios bancosCompran los bonos avalados y los usan como garantía para obtener liquidez en las subastas del BCE. No les consume capital y sacan un margen sustancioso.

Los bancos están devorando las emisiones de deuda con aval del Estado colocadas por otras entidades. Y es que lo tienen todo. Con el mismo riesgo que la deuda pública, ofrecen una rentabilidad más elevada; no les consume capital o recursos propios, uno de los parámetros que más se miman en medio de una de las peores crisis financieras de la historia; y el Banco Central Europeo (BCE) les permite utilizar estos activos como garantía para obtener liquidez en las subastas rutinarias que realiza.Los bancos españoles han emitido ya 13.500 millones de euros con garantía estatal desde enero, de los que las propias entidades han comprado el 68% de media, es decir, 9.180 millones de euros.

3 comments:

Rui Fonseca said...

Percebe-se a origem da primeira notícia. Não se percebe a segunda.
A primeira refere-se a uma decisão da administração Obama. A segunda não se percebe de onde vem.

Pode esclarecer?

CN said...

È de um diário Espanhol que recebi ontem enviado por alguém, vou ver se encontro a fonte.

Anonymous said...

Julgo que é este o link
(no expansion.com)

http://www.expansion.com/2009/03/22/inversion/1237760118.html